Desde os primeiros dias do Gerador que desejamos criar uma ferramenta que pudesse apoiar livremente os autores, agentes culturais e líderes políticos e empresariais nas decisões relacionadas com as estratégias culturais.

Como posso apoiar a cultura na minha região? Quantos portugueses conhecem a minha cidade? Como posso atrair mais público para o meu espaço cultural? Qual o tipo de consumo cultural dos jovens? Como devo pensar na política de preços para as minhas iniciativas? Quais são as marcas que mais investem em cultura? Qual a importância da cultura na vida das pessoas?

Para responder a estas e muitas outras questões, o Gerador convidou a Qmetrics, uma empresa de referência na área dos estudos de mercado em Portugal, a aceitar o desafio de conceber, connosco, o estudo mais ambicioso de sempre no nosso país nesta área.

Um estudo anual, realizado sempre na mesma altura do ano, que permita perceber evoluções e regressões e que esteja preparado para avaliar novas variáveis no futuro. Um estudo robusto, com cerca de 1.200 entrevistas telefónicas, representativas da população portuguesa, com capacidade para avaliar amostras com total segurança, como uma região do país, um segmento etário, um agregado familiar ou a situação profissional.

Como temos o Barómetro organizado?

A imensa matéria-prima gerada por mais de 30 grandes perguntas mandatou-nos para encontrarmos um modelo de sistematização da informação em 6 grandes secções.

Conhecimento do país

Será que os portugueses conhecem bem o seu país? Fomos saber a que capitais de distrito já foram no último ano ou, pelo menos, uma vez na vida. E escolhemos mais 20 locais de referência, desde o Gerês, passando pela aldeia de Monsanto, até Odeceixe, para saber por onde os portugueses já andaram.

A cultura e a sociedade

Aqui analisamos a importância da cultura para a sociedade, em comparação com outros sectores fundamentais, e questionamos os portugueses sobre quais as áreas que mais relacionam com a cultura. E ainda perguntamos sobre o investimento que o estado faz nesta área.

A cultura e o indivíduo

Queremos saber como a cultura está presente no dia-a-dia dos portugueses e qual a sua relevância agora e no futuro. Matamos a curiosidade sobre quem está profissionalmente ligado à cultura e quem tem uma actividade de lazer de âmbito cultural. E percebemos como as pessoas olham para o papel da cultura.

A cultura e as marcas

Descobrimos qual a percepção dos portugueses em relação ao investimento global das empresas na cultura e fomos avaliar o comportamento de 25 marcas que actuam em Portugal, em sectores como o das telecomunicações, da distribuição, da banca ou do grande consumo.

Consumo cultural

Fomos investigar o consumo percepcionado de cultura nos últimos 6 meses, em diferentes dimensões culturais, como ver um filme, ler um livro, visitar um museu ou ir a um espectáculo de teatro. E tentamos entender qual é a expectativa sobre os preços relacionados com a cultura, como ir a um concerto, ao cinema ou a uma exposição.

Referências culturais

Parece-nos importante ter noção sobre quais os espaços culturais que os portugueses conhecem, bem como sobre as principais referências do património nacional, como o Mosteiro da Batalha, a Torre dos Clérigos ou as Gravuras de Foz Côa. E também fomos questionar sobre os artistas que os portugueses mais admiram.

Do Barómetro

Análises saídas do Barómetro Gerador Qmetrics sobre o comportamento da cultura em Portugal

BARÓMETRO 28.Set.2019

Barómetro ao Milímetro: Os eventos preferidos dos jovens

Na longa bateria de questões abordadas no Barómetro Gerador Qmetrics, fomos procurar saber quais os espaços culturais, o património cultural e os eventos que os portugueses mais visitaram. Perguntámos quais…

BARÓMETRO 14.Set.2019

Barómetro ao Milímetro: Os músicos que os portugueses mais admiram

Os Xutos e Pontapés, são, destacadíssimos, os artistas musicais que os portugueses mais admiram, com mais de 10 pontos percentuais do que o segundo classificado, Tony Carreira. Com o Top…

BARÓMETRO 7.Set.2019

Barómetro ao Milímetro: Quais os eventos que os portugueses preferem?

Um dos momentos mais importantes de qualquer cultura são as suas manifestações concentradas num determinado espaço e data. Celebrações que podem ser gastronómicas, musicais, populares, históricas, de teatro ou mesmo…

BARÓMETRO 31.Ago.2019

Barómetro ao Milímetro: Os realizadores mais admirados em Portugal

Num momento particularmente feliz para o cinema português, com o Leopardo de Ouro de Locarno nas mãos de Pedro Costa e prémio de melhor actriz atribuído a Vitalina Varela, com…

BARÓMETRO 17.Ago.2019

Barómetro ao Milímetro: a cultura e a economia

É um das respostas mais dominadoras de todo o estudo. Praticamente 100% dos portugueses refere que a cultura é, genericamente, importante para a economia de um país. Quando, por vezes,…

BARÓMETRO 10.Ago.2019

Barómetro ao Milímetro: Os nossos locais que não conhecemos

Uma das conclusões mais evidentes do Barómetro Gerador Qmetrics é relacionada com a importância da distância no que os portugueses conhecem do seu próprio país. A região onde os portugueses…

Ficha Técnica

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual sobre a percepção da cultura em Portugal. Nesta primeira edição foram feitas 1.192 entrevistas telefónicas numa amostra aleatória estratificada por região, sexo e escalão etário. A amostra é representativa do universo de indivíduos residentes em Portugal Continental e Ilhas, com idade igual ou superior a 15 anos. As entrevistas foram realizadas entre 8 de março e 6 de maio de 2019. Os resultados apresentados no relatório Barómetro Gerador Qmetrics têm um nível de confiança de 95%. A margem de erro para uma escala de 1 a 10 é de 0,16 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,8 pontos percentuais.

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X