fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Uma terceira edição a apontar para o futuro

Quando arrancámos com o desenho do questionário, em 2018, tínhamos estimado um estudo estável, com, pelo menos, 80% das questões a manterem-se de um ano para o outro - mas 2020 e 2021 trocaram-nos as voltas.

A devastação causada pelo vírus obrigou-nos a repensar tudo. E apesar de esperarmos que esta seja a última edição com uma presença da pandemia nas avaliações, sabemos que há disrupções que não voltam atrás, como a importância do digital no dia-a-dia e no futuro do consumo da cultura.

O Barómetro deste ano, em formato exclusivamente digital, consolida as variáveis de análise mais críticas, depois de três anos a ouvir a comunidade cultural e criativa. O terramoto pandémico não afastou as pessoas da cultura, antes valorizou a relação entre ambos. Há um pressentimento de oportunidade para a cultura.

A edição deste ano marca também o início de uma estratégia mais forte na produção de conhecimento. Ainda durante este ano vamos lançar um conjunto de análises dedicadas a alguns temas, que merecem um tratamento autónomo.

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual, robusto, com mais de 1.200 entrevistas representativas da população portuguesa.

COMO TEMOS O BARÓMETRO ORGANIZADO

A imensa matéria-prima gerada por mais de 30 grandes perguntas mandatou-nos para encontrarmos um modelo de sistematização da informação em 7 grandes secções.

Relação das pessoas com o Covid-19

Seria impossível fazer um estudo em 2021 que não continuasse a acompanhar a situação extraordinária em que vivemos. Pareceu-nos especialmente importante comparar os dados deste ano com os que foram recolhidos em 2020, durante o primeiro confinamento.

Nesta secção analisamos a influência do Covid-19 na situação profissional, e a opinião genérica sobre as medidas implementadas pelo Estado.

Consequências globais do Covid-19 na cultura

Por todo o estudo veremos as repercussões do vírus nas atividades culturais, nomeadamente na dimensão do consumo. Quisemos, no entanto, obter um testemunho mais abstrato sobre a cultura enquanto um todo, criando cenários e hipóteses que nos forneçam pistas para o futuro.

Nesta secção, analisamos a reação das pessoas ao comportamento do Estado perante a cultura, e comparamo-la com os dados recolhidos em 2020. Para além disso, fomos perceber como a população reage a potenciais cenários futuros – informação valiosa sobre a disponibilidade do público para marcar presença em eventos, e o à vontade para fazer deslocações dentro e fora do país.

A cultura e a sociedade

Perceber de que forma as pessoas olham para o papel da cultura na sociedade é algo que iremos sempre pesquisar ao longo de todos os anos. Por isso, decidimos manter as mesmas questões realizadas o ano passado, de forma a aferirmos eventuais evoluções ou regressões.

Nesta seção analisamos a importância da cultura para a sociedade, em comparação com outros sectores fundamentais, e questionamos os portugueses sobre quais as áreas que mais relacionam com a cultura.

A cultura e a economia

Este ano, nesta secção, analisamos a percepção que os portugueses têm relativamente ao investimento do Estado no setor cultural.

Para além disso fomos ainda perceber os preços que as pessoas atribuem a eventos culturais presenciais de vários âmbitos, e também saber qual a disponibilidade para pagarem por conteúdos online.

E por último, está também contemplada nesta secção uma análise que relaciona a cultura com o turismo, a partir de uma perspetiva económica, na qual fomos descobrir em que locais do país é que a população mais ambiciona passar férias.

A cultura e o indivíduo

Se exploramos a maneira como os portugueses olham para a cultura enquanto sociedade, também nos propomos averiguar como cada um deles reflete sobre a importância da cultura na sua vida particular.

Nesta secção analisamos como a cultura está presente no dia-a-dia dos portugueses, a sua satisfação com os espaços culturais existentes e até a importância que atribuem à relação entre a sustentabilidade e a cultura. Entre outras coisas, matamos também a curiosidade sobre quem está profissionalmente ligado à cultura e quem tem uma atividade de lazer de âmbito cultural.

Consumo de cultura

Fomos procurar entender de que maneira tem sido feito o consumo cultural atualmente e estabelecemos comparações com os consumos apurados em 2019. E 2020. Obtemos, ainda, informação preciosa sobre a disponibilidade para consumir cultura no futuro e de que forma.

Nesta secção analisamos o consumo de filmes, espetáculos de teatro, livros, concertos e visitas virtuais e exploramos a probabilidade de consumir mais cultura e as razões para não o fazer.

Referências culturais

Ter noção das preferências globais dos portugueses, ou da inexistência delas, em relação aos autores e artistas nacionais, pode ser uma importante contribuição para a avaliação do estado de saúde da cultura.

Nesta secção analisamos quais os atores, artistas musicais, artistas plásticos, escritores, realizadores e humoristas que os portugueses mais admiram.

Barómetro ao Milímetro

Análises saídas do Barómetro Gerador Qmetrics sobre o comportamento da cultura em Portugal

Barómetro ao Milímetro 2.Dez.2021

Barómetro ao Milímetro: Como se informam os portugueses acerca dos eventos culturais?

Esta semana olhamos para as diversas formas através das quais os portugueses escolhem informar-se sobre os eventos culturais em que participam. No Barómetro Gerador Qmetrics de 2021, concluímos que o…

Barómetro ao Milímetro 28.Out.2021

Barómetro ao Milímetro: Cultura está muito presente na vida dos portugueses

No Barómetro Gerador Qmetrics 2021 verificámos que 70% dos portugueses continuam a considerar que a cultura está pelo menos muito presente nas suas vidas. Tal como nos anos anteriores, estes…

Barómetro ao Milímetro 14.Out.2021

Barómetro ao Milímetro: A importância da sustentabilidade nas atividades culturais

Na sequência do lançamento do projeto Sobressalto, não podíamos deixar de abordar a dimensão da sustentabilidade no Barómetro Gerador Qmetrics 2021. Quisemos saber, junto dos portugueses, se consideram que a…

Barómetro ao Milímetro 30.Set.2021

Barómetro ao Milímetro: Como foi o consumo de cultura no último ano?

Ao responderem ao questionário do Barómetro Gerador Qmetrics 2021, todos os inquiridos afirmaram ter consumido cultura no último ano. Os filmes são a dimensão mais popular, seguidos dos livros, sendo…

Barómetro ao Milímetro 2.Set.2021

Barómetro ao Milímetro: Maior disponibilidade para pagar por atividades culturais online

No Barómetro Gerador Qmetrics 2021, procurámos avaliar a perceção dos portugueses sobre os preços das actividades culturais. Concluímos que a música continua a ser percecionada como a atividade cultural mais…

Barómetro ao Milímetro 19.Ago.2021

Barómetro ao Milímetro: Portugueses defendem aumento do Orçamento de Estado para a cultura

No Barómetro Gerador Qmetrics 2021, procurámos avaliar a opinião dos portugueses relativamente à relação da cultura com a economia. Entre as várias conclusões apuradas, é muito claro que a esmagadora…

Ficha Técnica

Universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra, com 1.200 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 22 de março a 27 de abril de 2021, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,13 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,12 pontos percentuais.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap