fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Barómetro ao Milímetro: Quem apontam os portugueses como melhores artistas plásticos?

Desde 2019 que analisamos, na secção "Referências Culturais" do Barómetro Gerador Qmetrics, quais os atores, artistas musicais, artistas plásticos, escritores, realizadores e humoristas que os portugueses mais admiram. Ter noção das preferências da população, ou da inexistência delas, em relação aos autores e artistas nacionais, pode ser uma importante ferramenta para a avaliação do estado de saúde da cultura no país. Hoje, contamos-te quais os nomes mais mencionados pelos portugueses na área das artes plásticas.

Em 2021, Joana Vasconcelos foi, pelo terceiro ano consecutivo, a artista plástica mais mencionada pelos inquiridos, embora a sua percentagem tenha vindo a decrescer ao longo dos últimos três anos. Já Vhils e Bordallo II, os únicos artistas referidos no Top 10 que fazem parte de uma nova geração, consolidam as posições de 2020.

O maior destaque continua a ir para a percentagem de pessoas que não souberam ou não quiseram indicar um nome, percentagem essa que em 2021 subiu para 74,8%, mais 7 pontos percentuais do que em 2019.

Quando olhamos especificamente para os nomes referidos pelos jovens entre os 15 e os 24 anos, é interessante reparar que, para além de Vhils, surgem nomes como Bordallo II e Mr.Dheo, também artistas de arte urbana. Mas o grande destaque deste segmento etário vai para o facto de mais de 80% dos jovens não saber ou não querer nomear qualquer artista plástico, comparativamente com a faixa etária dos maiores de 55 anos, onde são 69.5% aqueles que optam por não responder.

Quinzenalmente mergulhamos no Barómetro Gerador Qmetrics para te trazermos novas análises sobre a relação dos portugueses com a cultura. Fica atento aos próximos artigos!

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura. Realizado pela primeira vez em 2019, o âmbito do questionário deste ano incidiu, principalmente, nas consequências da pandemia na sociedade e na cultura. Sabe mais sobre o relatório de 2021 aqui e pede o teu relatório completo aqui.

Síntese Ficha Técnica

O universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra, com 1.200 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 22 de março a 27 de abril de 2021, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,13 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,12 pontos percentuais.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap