Em março de 2020, como resposta a um contexto inesperado de confinamento social, o Gerador reinventou-se para continuar a levar cultura portuguesa a casa de todos. Chamámos a essa programação semanal Matar o Bicho, porque afinal era isso que queríamos fazer: trazer inspiração para que quem nos acompanha, por momentos, pudesse libertar-se do contexto difícil que vivíamos.

Continuamos a olhar para os nossos canais online como um meio relevante para levarmos diariamente cultura a todos, numa altura em que muitos espaços ainda estão fechados e onde todos estamos a aprender sobre uma nova forma de usufruir de cultura ao vivo.

Hoje apresentamos o Palco Online Gerador, um novo espaço no nosso site onde todas as semanas a cultura portuguesa é protagonista com performances, conversas, música, cinema, entrevistas em vídeo e até mesmo jogos. Descobre em baixo o nosso plano semanal, já a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de julho.

Segunda-feira às 18h00
Na Mescla da Semana um músico revela as suas 10 músicas nacionais preferidas. A lista ideal para te acompanhar o resto da semana ;-)

Terça-feira às 15h
Descobre quinzenalmente as sugestões de filmes do Nuno Gervásio, programador da Shortcutz Lisboa ou “Um Quarto de Conversa”, a nossa série de entrevistas em vídeo com um autor ou entidades do mundo cultural.

Quarta-feira às 19h00
Puxamos da cadeira e sentamo-nos nas Conversas Centrais onde debatemos temas que importam com três convidados especiais. As conversas são moderadas por um jornalista do Gerador.

Quinta-feira às 19h30 ou 21h
As quintas alternam a cada 15 dias entre a Academia Aberta, onde podes conhecer às 19h30 os nossos projetos de educação ou investigação cultural, e os Duetos em Direto às 21h, onde dois artistas de áreas diferentes se juntam à distância para criar um momento inédito.

Sábado às 12h
Para relaxar ao sábado testamos os teus conhecimentos da cultura portuguesa com palavras cruzadas ou o quiz Quebra-Gelo.

Domingo às 15h
Nas Dicas dos Insties, damos-te a conhecer o trabalho de instagrammers portugueses que admiras, quais as suas inspirações, como trabalham e os desafios que nasceram a partir da pandemia covid-19.

Em breve revelamos quem vai subir ao palco na próxima semana, fica atento ;-)