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Património sonoro de Aveiro é protagonista de novo disco

A Câmara Municipal de Aveiro e o Teatro Aveirense convidaram a editora local VIC NIC para assumir a curadoria do projeto, desenvolvido no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. “From Chronos to Kairos” revela as paisagens sonoras da região através de oito faixas compostas por artistas de seis nacionalidades.

Texto de Débora Cruz

Fotografia de Ricardo Resende, via Unsplash.

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From Chronos to Kairos teve como ponto de partida um workshop desenvolvido por Jez riley French, artista sonoro britânico, que em abril esteve em Aveiro a gravar os sons deste território com os participantes da iniciativa. Os sons captados durante o período de residência de French foram depois remetidos a múltiplos artistas nacionais e internacionais que os transformaram em oito faixas musicais.

O projeto já foi lançado em formato digital e conta com a participação dos artistas @c (Portugal), Coldcut ft. Svetti (Reino Unido/EUA), Felicia Atkinson (França), Joana de Sá (Portugal), Kate Carr (Reino Unido), KMRU (Quénia), Nory Kimijima (Japão) e Piurso (Portugal). “[A escolha dos artistas] teve muito que ver com as geografias de onde eles são provenientes [e] as influências estéticas que têm” sustenta José Pina, coordenador de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e diretor do Teatro Aveirense, em entrevista ao Gerador.

O coordenador e diretor explica que o disco agora publicado surge na sequência do projeto New Chronologies of Sound, lançado em 2021, em plena pandemia. Neste primeiro volume da iniciativa, vários artistas a nível mundial foram convidados a registar e a trabalhar os sons que faziam parte dos seus quotidianos e redondezas. “[Neste segundo volume do projeto], os artistas foram convidados a criar [faixas musicais] a partir de registos da paisagem sonora de Aveiro, cruzando-os com as suas próprias influências, estéticas, origens e com os sítios onde residem e trabalham”, explica José Pina.

O lançamento do projeto, no dia 14 de novembro, no Teatro Aveirense, contou com atuações do grupo @c, composto por Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, e de Kate Carr. Na apresentação do disco, Carr admitiu que quando recebeu os sons captados durante o workshop de Jez riley French nunca tinha visitado a capital de distrito. “Não costumo trabalhar com as gravações de outras pessoas e nunca tinha estado em Aveiro, [pelo que] compus uma versão imaginada dos espaços”, explicou a artista do Reino Unido. 

Esta versão imaginada do território deu origem à última faixa do disco, intitulada “meeting points (swarms, flows and new constellations)”. Já a segunda faixa do projeto é da autoria da dupla @C, intitulada “Game Time (single time)”. Para Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, a paisagem sonora de Aveiro já era conhecida, mas os artistas também não sabiam a origem dos sons que receberam. “Quando selecionámos os sons, não sabíamos o que eram, nem como foram capturados. Pudemos olhar para eles de forma abstrata e desconstruí-los”, explica Miguel Carvalhais.

O projeto foi desenvolvido durante cerca dez meses e insere-se no binómio “Cultura e Tecnologia” da programação Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. “É absolutamente essencial que exista no Teatro Aveirense uma programação online com alguma regularidade. É por este facto que o projeto surge neste último trimestre do ano, que está focado tematicamente na relação da cultura com tecnologia”, sublinha José Pina.

A curadoria do disco foi assumida por Hugo Branco e Raquel Castro, da editora VIC NIC. Durante as próximas semanas, o projeto vai também ser lançado em formato físico.

Podes ouvir o projeto From Chronos to Kairos, ao clicar, aqui.

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