Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Procuramos pessoas que participem em projetos de ciência cidadã

No âmbito da concretização de uma reportagem jornalística de investigação sobre Ciência Cidadã, procuramos histórias…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No âmbito da concretização de uma reportagem jornalística de investigação sobre Ciência Cidadã, procuramos histórias de pessoas que já tenham participado em projetos de ciência cidadã.

A ciência pode beneficiar bastante da ajuda dos cidadãos, através dos projetos de ciência cidadã, onde, por exemplo,  se monitoriza a qualidade da água ou do ar, as alterações climáticas ou a perda de biodiversidade. Através desta prática científica, juntam-se cientistas e cidadãos com um objetivo em comum, pode fomentar-se o pensamento crítico dos cidadãos e o seu conhecimento do método científico e pode permitir aos cientistas criar uma comunidade, onde consigam obter dados para o seu trabalho. Este potencial de colaboração entre ciência e sociedade pode proporcionar a participação ativa do público, no sentido em que estes projetos a incentivam e vivem dela.

Queremos conhecer não só o lado dos cientistas mas também cidadãos que participam ativamente ou participaram em projetos de ciência cidadã. Para isso, criámos um formulário com o principal objetivo de recolher histórias. Caso queiras partilhar connosco a tua perceção sobre esta prática científica podes fazê-lo através do formulário que encontras aqui.

No Gerador fazemos jornalismo lento como contraponto da urgência dos tempos que nos envolvem. Publicamos uma revista trimestral, de edição limitada e numerada, e tentamos tirar o maior proveito das vantagens digitais no nosso site e nas nossas redes sociais para tornar a informação acessível a todos

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

21 Janeiro 2026

Nu, Lisboa faz-te feliz? Vê a décima sexta entrevista deste projeto

21 Janeiro 2026

Prospecção Imobiliária

19 Janeiro 2026

Recrutamento: procuramos pessoa para produção executiva

15 Janeiro 2026

Uncover: Guimarães recebe festival para pensar imagens e perceções. Programa completo aqui

13 Janeiro 2026

Descobre o novo Programa de Pensamento Crítico do Gerador

5 Janeiro 2026

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

30 Dezembro 2025

Ana Catarina Miranda: “As barreiras que tencionamos remover são sempre as que já não têm qualquer propósito económico ou social”

26 Dezembro 2025

Fica a conhecer Sofia Pessoa Pádua e Cláudio Monteiro, parte do coletivo vencedor de cinema na MNJC24

23 Dezembro 2025

Zine Insubmissa Gerador: Pensar a Palestina em voz alta

22 Dezembro 2025

Queremos ouvir o testemunho de jovens que não tenham concluído ou ingressado no Ensino Superior

Academia: Programa de pensamento crítico do Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0