fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

Obra é lançada no próximo dia 19 de abril, numa sessão na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.

Texto de Redação

Fotografia via Unsplash

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Chama-se Psiquiatria Lenta e toma o nome da crónica que o psicólogo João G. Pereira assinou no Gerador. Este livro, editado pela Taiga, é composto por 19 crónicas, cinco das quais inéditas, e ainda um exemplo clínico. A sessão de lançamento está marcada para o próximo dia 19 de abril às 19h30, na Escola Superior de Saúde, Politécnico do Porto e integra o programa do 5th International Mental Health Meeting, que decorre na mesma instituição.

Nesta obra o autor analisa criticamente a forma como o “modelo industrial de Saúde Mental se organiza actualmente, assente na tecnocracia, individualismo e hierarquia”, conforme descrito pela editora.

“O que sugere é uma contracultura, a que corresponde uma psiquiatria mais profunda, e como tal mais dialógica, flexível e tolerante à incerteza, em que os princípios do diálogo aberto, de comunidade e de horizontalidade assumem importância central”.

Pioneiro na implementação da Psiquiatria Lenta e do Open Dialogue em Portugal, João G. Pereira recorre muitas vezes à sua experiência clínica para realçar a forma como estes princípios podem aplicar-se na organização dos serviços de saúde mental e no exercício da psiquiatria, promovendo uma sociedade e relações mais democráticas.

Psicólogo, doutorado em Psicoterapia e psicoterapeuta registado no Reino Unido (UKCP), João G. Pereira trabalhou durante 10 anos neste país, maioritariamente em departamentos de psiquiatria do NHS.  Criador do primeiro projecto de Open Dialogue em Portugal, é também formador, consultor e supervisor em vários grupos internacionais de prática relacional e dialógica. Colaborou com a Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa e, mais recentemente, o Instituto Politécnico do Porto.

A obra que agora lança é descrita como “indicada a quem trabalhe na área da saúde mental” mas também “para quem veja a loucura como um constructo complexo, humano e universal, enquanto o actual conceito de doença mental parece potenciar formas de discriminação, ou divisões acentuadas entre saudáveis e doentes”.

Psiquiatria Lenta está já disponível para pré-venda no site da editora Taiga.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

17 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Proximidade e política

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

10 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

9 Outubro 2025

Estará o centro histórico de Sintra condenado a ser um parque temático?

7 Outubro 2025

Fronteira

6 Outubro 2025

Carlos Eugénio (Visapress): “Já encontrámos jornais [em grupos de partilha] com páginas alteradas”

3 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

29 Setembro 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0