fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Rede Eunice Ageas abre portas ao Teatro das Figuras

O Teatro Municipal de Faro integra agora a rede de circulação nacional de espetáculos do…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Teatro Municipal de Faro integra agora a rede de circulação nacional de espetáculos do Teatro Nacional D. Maria II por três anos, juntando-se a teatros de Bragança, Cartaxo e Portalegre que fazem já parte deste projeto.

O Teatro das Figuras, em Faro, é o novo Teatro Municipal escolhido para integrar a Rede Eunice Ageas ao longo das próximas três temporadas de programação, até 2024. Selecionado de entre uma dezena de candidaturas de todo o país, o Teatro das Figuras substitui o Teatro Municipal de Portimão, que fez parte desta rede de circulação de espetáculos do Teatro Nacional D. Maria II desde a temporada de 2017.

Lançada em 2016, e amadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, a Rede Eunice Ageas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, desenvolvida em parceria com teatros municipais, com o propósito de reforçar a oferta teatral de qualidade territórios onde se deteta um potencial de desenvolvimento de públicos. Desde 2019, a rede conta com o apoio do Grupo Ageas Portugal com o objetivo de alargar a oferta teatral em geografias cada vez mais abrangentes.

A Rede Eunice Ageas abrange, atualmente, um total de quatro teatros municipais, que recebem até três espetáculos por ano, produzidos ou coproduzidos pelo D. Maria II.

Com a missão de descentralizar e promover a atividade teatral nacional, Pedro Penim, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II espera que o público de Faro, e do Algarve, "acorra ao teatro, juntando-se aos milhares de espectadores que já assistiram a espetáculos da Rede Eunice Ageas um pouco por todo o país.”

Já Paulo Santos, Presidente do Conselho de Administração do Teatro das Figuras, reconhece que "integrar esta rede irá possibilitar ao público não só de Faro, mas também da região, ter acesso a um conjunto de espetáculos produzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II de enorme qualidade, técnica e artística. Esperamos que esta parceria seja o início de um caminho que pretendemos percorrer em conjunto.”

O Teatro das Figuras, um projeto do arquiteto Gonçalo Byrne, integra uma sala de espetáculos com um palco de grandes dimensões e tecnicamente bem equipado, capaz de dar resposta à maioria das exigências artísticas do nosso tempo. O mesmo apresenta-se como um espaço de difusão das artes performativas contemporâneas, apostado em construir uma relação continuada e criativa com a comunidade onde se insere, ajudando a formar, a olhar, a pensar e a partilhar novas experiências artísticas, contribuindo para o desenvolvimento cultural da cidade, da região e do país.

A atividade do Teatro das Figuras rege-se por princípios programáticos que o pretendem situar como um equipamento multidisciplinar onde produções próprias e coproduções se devem entrelaçar com acolhimentos, onde o compromisso com a contemporaneidade não exclui recuos históricos, onde convivem produções nacionais, internacionais, regionais e locais.

A Rede Eunice Ageas abrange, atualmente, um total de quatro teatros municipais, que recebem até três espetáculos por ano, produzidos ou coproduzidos pelo D. Maria II. Cada teatro integra esta rede por um período de três temporadas de programação. Finalizado esse período, são abertas candidaturas para dar lugar a um novo teatro municipal, garantindo-se assim uma presença regular, consistente e diversificada do Teatro no território nacional. Ao longo de 5 anos, fizeram já parte da Rede Eunice Ageas 7 teatros municipais, que acolheram um total de 16 espetáculos diferentes, abrangendo milhares de espectadores em várias regiões do país.

Nesta Temporada 2021-2022, a Rede Eunice Ageas terá três espetáculos em circulação – uma produção do D. Maria II e duas coproduções: O Inesquecível Professor, espetáculo de Pedro Gil, Madalena, com direção artística de Sara de Castro e Última Hora, uma comédia de Rui Cardoso Martins com encenação de Gonçalo Amorim, estreada no D. Maria II em 2020.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash
Se queres ler mais notícias, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0