A Revista Gerador 31 chegou às bancas no mês de junho para nos pôr a todos a refletir sobre o futuro da dança portuguesa, no ano que assinala os 15 anos do fim do Ballet Gulbenkian. Na grande reportagem de capa fomos atrás dos criadores e intérpretes que, em diálogo com o passado, constroem um futuro para a dança portuguesa.

Nesta edição podes ainda descobrir a obra gráfica inédita de Herchive, com ilustrações de mulheres que marcaram a cultura portuguesa, a obra fotográfica Arquivo/ Deilephila elpenor do fotógrafo Rui Palma e, ainda, a obra literária A mentira da arte de André Neves, vencedor do concurso de escrita NOVA Storytellers.

Cinco Artistas Portuguesas é a obra gráfica de Herchive, um arquivo visual de artistas mulheres e pessoas não-binárias na história das artes, que pretende promover trabalhos de artistas que deixaram uma marca na história, mas que permanecem desconhecidas ou pouco reconhecidas por uma audiência global. Nesta obra deram a conhecer o seu projeto através duma seleção de cinco artistas portuguesas, que representam formas de expressão e contextos sociais diversos, da contemporânea Paula Rego à artesã Rosa Ramalho.

Em Arquivo/ Deilephila elpenor o fotógrafo Rui Palma apresenta fotografias das suas séries «Canção do engate», «in the darkroom beware of pickpockets» e «Holy days». Rui Palma vive em Lisboa, participou em exposições coletivas e individuais e colabora regularmente com publicações como FuckingYoung!PrinçipalVogue Portugal ou Vice

Já a obra literária A mentira da arte, de André Neves, estudante na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e redator no Jur.nal – o jornal oficial dos estudantes dessa instituição, chegou-nos através do concurso de escrita NOVA Storytellers, da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, do qual foi vencedor com o texto que podes ler nesta edição.

Pede a tua Revista Gerador 31 aqui e recebe-a diretamente em casa. Se fores Sócio Gerador passas a ser assinante da revista o que quer dizer que a recebes no correio mesmo antes de ir para as bancas. Descobre todas as vantagens de ser Sócio Gerador aqui.

Créditos – fotografia de David Cachopo

revista-gerador-danca