Amanhã vai para as bancas a Revista Gerador 31, uma edição que celebra uma data duplamente especial: o lançamento do segundo estudo do Barómetro Gerador Qmetrics e a estreia do festival Oeiras Ignição Gerador. Esta edição encabeça o tema da dança em Portugal e vai ser apresentada em direto no festival com a Redação Gerador, o autor da capa Vicente Nirō e o Coletivo Herchive.

No ano que marca os 15 anos do fim do Ballet Gulbenkian, a dança em Portugal é hoje um lugar mais partilhado, mas também mais disperso nas suas diferentes linguagens. Partindo desta referência temporal e deste contexto presente, procurámos saber o lugar que a dança ocupa na cultura portuguesa – do ballet clássico à dança contemporânea, incluindo certas fusões que existem hoje, por exemplo com a street dance e outras.

Rodeámo-nos de artistas como as ilustradoras da Herquive que partilham connosco ilustrações que retratam cinco artistas portuguesas que vale a pena conhecer e as fotografias de Rui Palma que nos deixa uma proposta de imersão na temática da cultura drag queen.

Tudo na Revista Gerador 31, disponível a partir de amanhã, 18 de junho, aqui ou numa banca perto de ti.