Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Rota Memorial do Convento: Descobre os percursos que te vão fazer sonhar em voar em 2021

Gostavas de percorrer as linhas geográficas da obra Memorial do Convento, de José Saramago? Então…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Gostavas de percorrer as linhas geográficas da obra Memorial do Convento, de José Saramago? Então não podes perder a Rota Memorial do Convento, um percurso que te levará numa viagem pelos locais que fizeram parte deste romance.

A obra de José Saramago renasce agora numa viagem histórica e cultural por Lisboa, Loures e Mafra, que nos transporta até ao século XVIII. Um percurso que nos leva a sonhar em voar, tal como as vontades do Padre Bartolomeu de Gusmão, da Blimunda e do Baltasar.

Esta Rota estabelece um percurso entre a Casa dos Bicos e o Largo da Igreja de Cheleiros, num total de 58 Km. Em Lisboa irás passar por lugares como o Terreiro do Paço e a Casa dos Bicos - Fundação José Saramago, em Loures por Santo Antão do Tojal ou o Palácio dos Arcebispos e em Mafra pelo Palácio Nacional de Mafra.

Descobre o percurso literário que passa por estas três cidades e que te dará a conhecer os vários lugares relacionados com o romance de José Saramago e com o seu tempo histórico :-)

Rota Memorial do Convento, o primeiro passo para sonhar em voar em 2021.

O Gerador está a dar uma mãozinha à Fundação José Saramago na promoção deste projeto. Sabe mais sobre os pontos por onde vais passar neste percurso, aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

11 Junho 2026

Guimarães recebe debate público sobre realidade e perceção em Portugal

11 Junho 2026

De 11 a 14 de junho encontra um abrigo literário no FALA – Festival Literário de Alcanena

10 Junho 2026

Dia 19 de junho vem à exibição do documentário “Ecos de Lisboa” em Belém

8 Junho 2026

Revista Gerador 47 chega a Guimarães com leitura coletiva no Convívio

6 Junho 2026

Procuramos jovens até 25 anos para falar sobre imaginação 

29 Maio 2026

Revista Gerador: uma edição sobre coletivo e formas de reconstruir o comum

28 Maio 2026

Procuramos pais de crianças até 10 anos para falarem sobre imaginação 

27 Maio 2026

Pensar o Colonialismo em Voz Alta: descobre algumas das reflexões da última Residência Insubmissa Gerador

25 Maio 2026

Singularidades de Guimarães: que imagem tens de liberdade? Ouve aqui o podcast

22 Maio 2026

De 27 a 29 de maio participa gratuitamente numa formação sobre liderança, participação cívica e artivismo

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de João Alves sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0