A exposição Suspension of Disbelief, do ator Ivo Canelas, está disponível para visita até 27 de fevereiro de 2021, na Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque Adão Barata, em Loures.

Composta por trinta fotografias a preto e branco, distribuídas por quatro salas, a exposição dá a conhecer, pela primeira vez ao público, a "faceta desconhecida" de Ivo enquanto fotógrafo
Resultantes do trabalho desenvolvido pelo ator ao longo de quase vinte anos, a exposição permite viajar por cenários de cariz cinematográfico e teatral.

O Ivo contou ao Gerador que o gosto pela fotografia é algo que já traz consigo há vários anos e que resultou também no convite desta exposição.: "Desde há muito tempo que eu gosto de tirar fotografias, através dos telemóveis e máquinas fotográficas. Entretanto, fui convidado pelas galerias de Loures, a mostrá-las.", afirma.

De acordo com o que Ivo partilhou sobre o nome que decidiu dar À exposição Suspension of Disbelief, "trata-se de um conceito que vem da literatura, que significa a capacidade humana de desligarmos o cérebro, o racional e acreditarmos nitidamente naquilo que vemos. Exemplo de tal é a capacidade de lermos um livro, comover-nos e sabermos que aquilo não está a acontecer. Estas trinta fotografias que tirei nos últimos dez, vinte anos, permitem exatamente essa leitura, da suspensão do momento. ", explica o ator.

Na inauguração da exposição, que aconteceu a 24 de outubro, o artista anunciou também a intenção de o valor das obras reverterem a favor do Conselho Português para os Refugiados (CPR), sediado no concelho de Loures.

A entrada é gratuita e as visitas decorrem entre as terças e sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 e às 18h00.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia retirada do website da Câmara de Loures

Se queres ler mais reportagens sobre a cultura em Portugal, clica aqui.