fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

50DE25

Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa 

até 23 de agosto 

50DE25 é a exposição do fotojornalista Luiz Carvalho, e está patente na Sociedade Nacional de Belas Artes até ao dia 23 de agosto. Através do seu trabalho fotográfico, o artista desenvolve um projeto que pretende encapsular a vivência de sair à rua após o comunicado do MFA, e os momentos que se seguiram à luz deste período da história. Agora, regressa ao material recolhido, revisitando o período de início de carreira, e cria uma narrativa visual que espelha os acontecimentos aguados deste período histórico, albergando não só o dia 25, como o 11 de Março, o 25 de Novembro, o cerco à Assembleia Constituinte, a reforma agrária e a manifestação da Fonte Luminosa.

No País do Cinema

Polo Cultural Gaivotas Boavista, Lisboa  

até 3 de setembro 

A Associação Os Filhos de Lumière junta-se ao Polo Cultural Gaivotas Boavista para a realização de um ciclo de cinema ao ar livre durante os meses de verão. A programação conta com filmes internacionais e nacionais, sendo os últimos pontualmente acompanhados pela presença do realizador para uma conversa com o público pós-sessão. Sob o mote “O Que é a Liberdade? O Corpo, O Sentimento de Si”, foram escolhidos 9 filmes, entre curtas e longas-metragens, para apresentar ao público. A entrada é livre.

Festival Ocupar a Velga 

Valezim (Seia), Serra da Estrela

4 a 9 de agosto 

O Festival Ocupar a Velga está de volta à aldeia de Valezim entre os dias 4 e 9 de agosto, com uma programação que apropria a arte face à desertificação do território. 

O festival cruza as vertentes artísticas do circo, dança, música e cinema, através de apresentações, oficinas e laboratórios que convidam à exploração e ao encontro entre públicos de todas as idades. Entre as performances programadas, Clara Andermatt apresenta o espetáculo MUDA, em parceria com o Instituto Nacional de Artes do Circo, uma criação baseada na estética do cinema mudo; e a companhia portuense Coração nas Mãos apresenta Chá das Cinco, uma peça dedicada a toda a família. Destaca-se ainda a performance que encerra o festival, o concerto de Lena D´Água, que se faz acompanhar pela Banda Filamónica de Loriga.

Andanças

Campinho, Reguengos de Monsaraz

14 a 17 de agosto 

A aldeia de Campinho recebe a próxima edição do Festival Andanças, entre os dias 14 e 17 de agosto. A programação segue a linha das passadas edições, com foco na promoção da “música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas”. 

Estão pensados concertos, dança e várias atividades para toda a família, em 7 espaços da aldeia, destacando-se ainda iniciativas como o Espaço Criança, dedicado aos mais novos,  ou o Mercado de Artesanato na Praça Bernardino José Cruz. 

Com foco na integração dos públicos mais novos, o festival promete dar a conhecer esta região local do Alentejo, com visitas guiadas, e muita cultura para todos.

Fazunchar

Vários espaços, Figueiró dos Vinhos

16 a 24 de agosto 

Entre 16 e 24 de agosto, a 7ª edição do Fazunchar acontece em Figueiró dos Vinhos, com uma programação  que destaca a arte urbana, assim como a multidisciplinariedade artística e o fortalecimento da comunidade. Este ano, pela primeira vez, o festival desenvolve o mercado de autor, um espaço onde os artistas são convidados a expor e vender as suas obras.

Três artistas de arte urbana, Daniela Guerreiro, Bordalo II e o vencedor da Open Call do festival, intervêm no centro da vila com a pintura de morais, cujo processo de criação está à vista do público durante a semana do festival. Para além das apresentações centradas na expressão artística visual, o Fazunhacar conta com momentos musicais, como o concerto da A Garota Não no dia 23, visitas guiadas às paredes intervencionadas ao longo dos tempos, escultura, artes performativas, e mais.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Dezembro 2025

‘A ação climática é demasiado cara’: como a extrema-direita e as grandes empresas estão a instrumentalizar a instabilidade social

5 Dezembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

3 Dezembro 2025

Estado daquilo que é violento

1 Dezembro 2025

Os novos guarda-rios no Antropoceno

28 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

26 Novembro 2025

Uma filha aos 56: carta ao futuro

21 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

19 Novembro 2025

Desconversar sobre racismo é privilégio branco

17 Novembro 2025

A velha guarda

14 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0