fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mil e Uma Noites

Cine-Teatro Marques Duque, Mértola

14.2

O Cine-Teatro Marques Duque recebe a próxima apresentação da rubrica Mil e Uma Noites no dia 14 de fevereiro. A performance consiste na leitura de textos de mulheres escritoras do século XX, contando com diversos estilos literários que vão desde as cartas, aos ensaios, a atas de sindicatos. O UmColetivo debruçou-se sobre uma série de arquivos, selecionando, numa segunda análises, excertos para serem transmitidos ao público de forma a realçar a obra das escritoras e abrindo novas portas à sua interpretação.

Depois da estreia da primeira apresentação no Teatro Municipal são Luís, em 2022, seguiram-se novas apresentações por todo o país, conferindo um teor itinerante a este projeto inspirado na obra de Maria Lamas.

AD AETERNUM

Teatro Ibérico, Lisboa

15.2

O espetáculo de dança AD AETERNUM acontece no Teatro Ibérico, no dia 15 de fevereiro. Uma criação de Beatriz Duarte e Luísa Bento, que navega questões de identidade e temporalidade à luz do movimento - “ Procuro-me eternamente. Eu como pessoa, eu como mulher. Inscrevo as minhas palavras no meu corpo. Repito incessantemente quem sou.”.

Sara Correia

Centro de Artes, Águeda 

15.2

Sara Correia apresenta-se em concerto no Centro de Artes, em Águeda, no próximo sábado, dia 15 de fevereiro. Depois de “Sara Correia” (2018) e “+ Do Coração” (2022), o seu terceiro e mais recente álbum “+ Liberade” (2024) abriu caminho à criação de um novo espetáculo, onde a fadista se faz acompanhar da sua banda ao vivo -  Diogo Clemente na viola de fado e direção artística, Ângelo Freire na guitarra portuguesa, Frederico Gato no baixo acústico e Joel Silva na bateria. Fundido melodias ecléticas à “linguagem melódica fadista, de portugalidade vincada”, Sara Correia continua a desbravar os palcos nacionais na nova digressão.

Bezegol

Coliseu, Porto

22.2

Bezegol comemora  25 anos de carreira com um espetáculo especial no Coliseu do Porto, no dia 22 de fevereiro. O  artista, que lançou três álbuns e dois EP em nome próprio, construiu o seu percurso musical explorando diferentes sonoridades e colaborando com inúmeras personalidades do panorama musical nacional. Esta noite de celebração conta com convidados como Rui Veloso e Mundo Segundo, numa apresentação que não só revisita as suas canções mais emblemáticas, como os novos temas lançados este ano.

Matéria Incomum

Culturgest, Lisboa 

28.2

A conferência-performance Matéria Incomum está marcada para o dia 28 de fevereiro na Culturgest. O “projeto tem como ponto de partida a crise socioambiental e política atual em que nos encontramos e visa refletir sobre economias de mercado, práticas de extração ambiental e narrativas institucionalizadas, procurando assim imaginar práticas responsáveis, com discursos ajustados para possibilitar a ocorrência de novos sentidos da coexistência, coabitação e convivência”. 

A entidade organizador do evento - a cooperativa cultural efabula, cuja linha de ação de prende à promoção da consciência crítica em relação ao ambiente construído, parte da interseção destes temas contemporâneos para a criação de um momento performativo e educacional que contará com participação de um grupo de artistas, académicos e profissionais da cultura.

A entrada é livre, mediante levantamento de bilhete 15 min antes da primeira sessão.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

17 Novembro 2025

A velha guarda

14 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

10 Novembro 2025

Mckenzie Wark: “Intensificar o presente é uma forma de gerir a nossa relação com o tempo”

7 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

5 Novembro 2025

Por trás da Burqa: o Feminacionalismo em ascensão

3 Novembro 2025

Miguel Carvalho: “O Chega conseguiu vender a todos a ideia de que os estava a defender”

31 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

29 Outubro 2025

Catarina e a beleza de criar desconforto

29 Outubro 2025

A profissão com nome de liberdade

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0