O Direito do Mais Fraco à Liberdade
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
18 de outubro
O coletivo de artistas SillySeason estreia o espetáculo O Direito do Mais Fraco à Liberdade, a 18 de outubro no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no ano em que o espaço celebra 20 anos de atividade. Com a obra do cineasta Rainer Winder Fassbender como mote, a peça de teatro remonta ao ano de 1974 e constrói uma narrativa à volta do processo de preparação de um filme desta figura provocadora e incontornável do Cinema. Com interpretações de Cátia Tomé, Duarte Melo, Ivo Saraiva e Silva, Rafael Carvalho, Ricardo Teixeira e Soraia Chaves.
AMAS-Aud.Mun.Antonio Silva, Sintra
18 de outubro
O AMAS - Auditório Municipal António Silva recebe As mais belas coisas do mundo, no dia 18 de outubro. O espetáculo de marionetas apropria-se do texto homónimo de Valter Hugo Mãe, e convida a conhecer a relação entre avó e neta, através de um diálogo que explora a curiosidade, a aprendizagem e o cuidado.
Centro Cultural de Poceirão, Palmela
19 de outubro
O filme que a Dixney nunca fez é a nova criação para os palcos de Mariana Fonseca, com produção do Lobby, e está em cena no Centro Cultural de Poceirão, em Palmela, no dia 19 de outubro. Alice no País das Maravilhas e o guião do filme Divertidamente surgem como inspirações desta História de Encantar, que procura subverter as linhas clássicas da narrativa dos contos, dando destaque aos temas do empoderamento feminino e da representatividade racial e queer.
Teatro do Bairro Alto, Lisboa
26 e 26 de outubro
No âmbito da BoCa Bienal, a criação performativa Os Rapazes da praia Adoro apresenta-se no Teatro do Bairro Alto nos dias 25 e 26 de outubro. Uma criação de Alberto Cortés que centra o encontro de um artista português e de um artista espanhol, numa praia a meio caminho das cidades de Lisboa e Madrid. Apropriando as pinturas bucólicas de João Gabriel, o espetáculo exalta ambos os corpos masculinos e “imaginam-se outras formas de entender o sexo entre homens, talvez como uma necessidade atual de que seja uma ação curativa.”
Vários espaços, Guimarães
30 de outubro a 1 de novembro
O Mucho Flow regressa entre 30 de outubro e 1 de novembro, com uma mostra de música contemporânea nacional e internacional que toma os palcos da cidade de Guimarães. Numa programação que privilegia as sonoridades do pop, eletrónica e ambient, contam com concertos de artistas como HiTech, Maria Somerville, Infinity Knives + Brian Ennals e Nick León e os DJ sets de Chinese Daughter, Maki e Dj Lance.
O passe para os três dias do festival está à venda e pode ser adquirido aqui.