fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Território VII

Teatro Nacional São João, Porto 

19 e 20.07

A nova edição do programa Território regressa ao Teatro Nacional São João, com o cunho dos Estúdios Victor Córdon. Em 2024, continuam a traçar-se caminhos entre jovens bailarinos portugueses entre os 4 e os 18 anos, e profissionais de dança internacionais. 

Território VII acolhe dois convidados, o bailarino britânico Akram Khan, com raízes na dança contemporânea, e o norte-americano Jermaine Spivey, coreógrafo e artista associado da Ópera Ballet Vlaandern. O objetivo final do projeto prende-se à elaboração do espetáculo Kaash, que conta com a colaboração do músico Mitin Sawhney, e o artista plástico Anish Kapoor. Integra ainda a criação, o filme de João Danzhez, Rebento, vencedor do Território | Estúdios Victor Córdon, na categoria de Melhor Realizador Português do InShadow – Lisbon ScreenDance Festival 2023. Os ensaios decorreram durante os últimos dois meses, e a mostra final data os dias 19 e 20 de julho.

Hipster Pimba

Casa da Criatiidade, São João da Madeira 

21.07

Ao longo do mês de julho, a Casa da Criatividade desenvolve “Casa no Parque”, uma programação de iniciativas culturais diversas, das quais já fizeram parte os espetáculos Reportório Osório - as mais belas canções de umor!, uma coleção de canções numa performance poético-musical, ou Crash Bavbies_1.0, performance musical que surge à luz de objetos quotidianos. Dia 21 de julho, será a vez do Dj set de  Hipster Pimba, o projeto musical de Francisco Correia que pretende alcançar a dança como destino. A viagem, será completa de géneros musicais, onde a música portuguesa e as “sonoridades de arraial” não serão esquecidas. A entrada é livre.

BZZZOIRA MOIRA

Teatro de Vila Real 

24.07

O espetáculo Bzzzoira Moira chega ao Teatro de Vila Real, para mais uma mostra de teatro de Marionetas. As lendas mouras são o ponto de partida desta criação, que faz soar as histórias místicas que povoam todo o país. Um poço negro que esconde um tesouro, uma jovem moura que o guarda encantada por um feitiço. Durante a noite chora, e ao nascer do dia transforma-se num animal afugentando qualquer um que pelo posso passe. A premissa de uma história que promete a intriga e a magia. Um espetáculo de Marionetas de Mandrágora, com entrada gratuita.

Vaiapraia

Cais Criativo, Gafanha da Encarnação

26.07

O Cais Criativo, na Costa Nova, baseia a sua programação e residências de acordo com as estações do ano. Durante a primavera e o verão são-nos apresentadas iniciativas que se vêem complementares ao ambiente costeiro da praia, de tom jovial e com foco na música, moda, fotografia, arquitetura e design. A 26 de julho, está marcado o concerto de Vaiapraia, nome marcante da cena indie-rock portuguesa. Colaborou com artistas como Adriano Cintra e Luís Severo, e o seu último EP “Estrelas e Trovões” (2023) é cantado ao lado de Maria Reis. Com sonoridades e projetos que se desdobram em várias facetas, Rodrigo Vaiapraia alberga um percurso musical onde a criatividade advém de um lugar de sensibilidade, questões, solidão e sentido de comunidade, tendo, ao longo da sua carreira, materializado o seu projeto em performances a solo, em trio e em banda.

Festival Fazunchar

Vários espaços, Figueiró dos Vinhos

10 a 18.08

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos potencia o festival FAZUNCHAR, a decorrer entre 10 e 18 de agosto, em diversos espaços do concelho. Com a sua programação multidisciplinar, é objetivo a promoção da cultura local, integrando público e artistas com o território. A dança, a escultura, a animação e arte urbana são os novos meios artísticos integrantes do festival, que continua a alargar a sua atividade a diferentes cantos da arte e da cultura. Unindo o espaço e o olhar criativo, está programada uma semana em que a herança local se interliga com a criação contemporânea neste palco de atividade artística.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

17 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Proximidade e política

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

10 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

9 Outubro 2025

Estará o centro histórico de Sintra condenado a ser um parque temático?

7 Outubro 2025

Fronteira

6 Outubro 2025

Carlos Eugénio (Visapress): “Já encontrámos jornais [em grupos de partilha] com páginas alteradas”

3 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

29 Setembro 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0