Theatro Circo, Braga
22.03
O intérprete e coreógrafo Júlio Cerdeiro criou Hide to Seek, com data de estreia marcada para 22 de março no Theatro Circo, no contexto da programação da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura. O novo espetáculo da estrutura Banquete, co-fundada por Cerdeiro, espelha o jogo de escondidas (hide and seek) aprofundando uma exploração da “máscara como cristalização de uma expressão”. Neste panorama dialético entre estático e imóvel, deixa-se o corpo à mercê da fluidez que lhe permite reposicionamento e sucessiva mutação.
Casa da Cultura, Ílhavo
23.03
A Companhia de Dança Deborah Colker regressa a Portugal com o espetáculo de dança Sagração, um único ato que age como conclusão de uma trilogia na qual se antecede Cão sem Plumas e Cura. Nesta adaptação do clássico A Sagração da Primavera, as culturas ancestrais brasileiras ganham forma perante a obra do russo Igor Stravinsky, navegando questões relacionadas com a origem e evolução humana na Terra. A coreógrafa Deborah Colker, que dirigiu o movimento de abertura dos Jogos Olímpicos em 2016, quis desenvolver uma peça que aludisse ao Brasil antes de 1500, unindo mitos e simbologias que remetem à ancestralidade brasileira e transpondo-as para a linguagem do bailado.
Cine Teatro Turim, Lisboa
28 a 30.03
O Cinte Teatro Turim recebe três apresentações da mais recente encenação de Manuel Diogo, O Que Seria De Mim Sem Ti, nos dias 28, 29 e 30 de março. Lô é um jovem encarregue de cuidar de Rute, uma mulher que submergiu à solidão e ao alcoolismo após a perda dos pais. Força-se assim a construção de um espaço partilhado onde ambas as partes são postas à prova perante o outro e o próprio, no aprofundar de uma amizade improvável entre duas pessoas de diferentes origens, e na descoberta do que dela se poderá transformar.
GrETUA, Aveiro
29.03
O compositor Pedro Lucas iniciou a sua tour a solo em fevereiro, sob o nome artístico P.S. Lucas. Apresenta-se ao vivo em várias salas do país entre os meses de março e junho, passando pela GrETUA, em Aveiro, no dia 29 de março. Lançou o novo disco Villains & Chieftains em fevereiro de 2024, o segundo depois de In Between em 2021, e trá-lo agora a palco numa mostra de composições aliadas às guitarras e sintetizadores, não descurando temas essenciais dos seus projetos anteriores.
AMAS-Aud. Mun. António Silva, Cacém
5.04 a 1.06
A nova produção do teatromosca Na Floresta Desaparecida está em cena no AMAS-Aud. Mun. António Silva, no dia 29 de março. A floresta é o cenário de uma jornada transformadora de duas crianças, sujeitas a ultrapassar os seus limites perante as peripécias que desafiam a sua própria infância e o destino daquele lugar ancestral. Com a ajuda de uma máquina de oxigênio que amplifica os sons ao seu redor, o avô Marcel tem o poder de as auxiliar para que o percurso seja concluído, mas face aos obstáculos o desfecho permanece incerto.