Teatro da Garajem, Lisboa
até 27 de julho
A nova criação do Teatro da Garagem, Metamorfoses, revisita as personagens míticas da obra homónima de Ovídio — de Narciso a Ícaro, passando por Orfeu e Eurídice. Num tempo de grandes transformações, este espetáculo mergulha em histórias de mudança, amor e arte, com uma perspetiva luminosa sobre a condição humana. Uma ode à capacidade de nos reinventarmos.
Quinta da Ponte, Briteiros, Guimarães
25 a 26 de agosto
O maior festival de verão do Minho está de volta! O Rock no Rio Febras acontece nos dias 25 e 26 de julho, colado ao Museu da Cultura Castreja, e promete dois dias intensos de música, convívio e espírito de comunidade.
Um dos projetos mais marcantes de Manel Cruz, Pluto, figura incontornável da música portuguesa faz parte da programação. Mas não ficam por aqui, entre atuações ao vivo o festival terá uma forte programação paralela com coletivos e DJs como Jorge Lopes (Oub’Lá), El Rock, Rafaello, Pedro Conde, Batô e O Cunha, entre outros.
A entrada é gratuita, mas os bilhetes são limitados à lotação do recinto.
Carvalhais, São Pedro do Sul
30 de julho a 3 de agosto
Entre 30 de julho e 3 de agosto está de regresso do Tradidanças – Festival de Tradições, Dança, Música e Natureza, que acontece como sempre em Carvalhais, São Pedro do Sul. Um festival profundamente ligado ao território e às comunidades locais, que celebra a diversidade cultural.
A 7.ª edição arranca com um cartaz musical que combina tradição e experimentação. Já estão confirmados os Galandum Galundaina, A Cantadeira com Fio à Meada e Rita Nóvoa, Toques do Caramulo, os colombianos Los 300 e a energética Orquestra de Foles.
Para além dos concertos, o Tradidanças é uma verdadeira experiência imersiva, um espaço onde se dança, se aprende e se partilha. Há oficinas, encontros, caminhadas, momentos de desenvolvimento pessoal, conversas e muita participação comunitária.
Jardim da Sereia e Praça da República, Coimbra
31 de julho a 2 de agosto
Entre 31 de julho e 2 de agosto, o Rocketmen reinventa-se e traz grandes mudanças para a cidade de Coimbra. O festival deixa as margens do rio e instala-se no coração da cidade, ocupando dois dos seus espaços mais icónicos: o Jardim da Sereia e a Praça da República.
O cartaz promete nomes emblemáticos da cena rock nacional e internacional como 999, Mão Morta, MAQUINA, The Boys e The Darts, que estão entre os nomes confirmados para esta edição histórica.
A organização sublinha que o Rocketmen não é um evento de autor, nem de interesses privados, é um festival feito com e para a cidade, com espírito coletivo e ambição internacional.
A entrada é gratuita.
Convento de San Payo, Vila Nova de Cerveira
até 14 de setembro
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira inaugurou no passado dia 28 de junho a exposição “Próxima Estação”, patente até 14 de setembro de 2025, no Convento de San Payo, em Vila Nova de Cerveira. Com curadoria de Mafalda Santos (FBAC) e Ágata Rodrigues (Fundação Escultor José Rodrigues), a mostra reúne mais de 40 obras de 30 jovens artistas emergentes, finalistas de cursos superiores de artes visuais, selecionados através de uma open call.
A exposição apresenta um leque diverso de propostas, das artes visuais às instalações site-specific e performativas e assume-se como um território de reflexão crítica sobre temas como fronteiras geográficas, sociais, tecnológicas e simbólicas. O título “Próxima Estação” evoca o momento-charneira entre o fim do percurso académico e o início do caminho artístico-profissional, funcionando como metáfora para o movimento, a transição e o futuro.