fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Metamorfoses  

Teatro da Garajem, Lisboa 

até 27 de julho

A nova criação do Teatro da Garagem, Metamorfoses,  revisita as personagens míticas da obra homónima de Ovídio — de Narciso a Ícaro, passando por Orfeu e Eurídice. Num tempo de grandes transformações, este espetáculo mergulha em histórias de mudança, amor e arte, com uma perspetiva luminosa sobre a condição humana. Uma ode à capacidade de nos reinventarmos.

Rock no Rio Febras  

Quinta da Ponte, Briteiros, Guimarães 

25 a 26 de agosto 

O maior festival de verão do Minho está de volta! O Rock no Rio Febras acontece nos dias 25 e 26 de julho, colado ao Museu da Cultura Castreja, e promete dois dias intensos de música, convívio e espírito de comunidade.

Um dos projetos mais marcantes de Manel Cruz, Pluto, figura incontornável da música portuguesa faz parte da programação. Mas não ficam por aqui, entre atuações ao vivo o festival terá uma forte programação paralela com coletivos e DJs como Jorge Lopes (Oub’Lá), El Rock, Rafaello, Pedro Conde, Batô e O Cunha, entre outros.

A entrada é gratuita, mas os bilhetes são limitados à lotação do recinto.

Tradidanças

Carvalhais, São Pedro do Sul 

30 de julho a 3 de agosto 

Entre 30 de julho e 3 de agosto está de regresso do Tradidanças – Festival de Tradições, Dança, Música e Natureza, que acontece como sempre em Carvalhais, São Pedro do Sul. Um festival profundamente ligado ao território e às comunidades locais, que celebra a diversidade cultural. 

A 7.ª edição arranca com um cartaz musical que combina tradição e experimentação. Já estão confirmados os Galandum Galundaina, A Cantadeira com Fio à Meada e Rita Nóvoa, Toques do Caramulo, os colombianos Los 300 e a energética Orquestra de Foles.

Para além dos concertos, o Tradidanças é uma verdadeira experiência imersiva, um espaço onde se dança, se aprende e se partilha. Há oficinas, encontros, caminhadas, momentos de desenvolvimento pessoal, conversas e muita participação comunitária.

Rocktemen

Jardim da Sereia e Praça da República, Coimbra 

31 de julho a 2 de agosto

Entre 31 de julho e 2 de agosto, o Rocketmen reinventa-se e traz grandes mudanças para a cidade de Coimbra. O festival deixa as margens do rio e instala-se no coração da cidade, ocupando dois dos seus espaços mais icónicos: o Jardim da Sereia e a Praça da República. 

O cartaz promete nomes emblemáticos da cena rock nacional e internacional como 999, Mão Morta, MAQUINA, The Boys e The Darts, que estão entre os nomes confirmados para esta edição histórica.

A organização sublinha que o Rocketmen não é um evento de autor, nem de interesses privados, é um festival feito com e para a cidade, com espírito coletivo e ambição internacional.

A entrada é gratuita. 

Próxima Estação  

Convento de San Payo, Vila Nova de Cerveira

até 14 de setembro 

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira inaugurou no passado dia 28 de junho a exposição “Próxima Estação”, patente até 14 de setembro de 2025, no  Convento de San Payo, em Vila Nova de Cerveira. Com curadoria de Mafalda Santos (FBAC) e Ágata Rodrigues (Fundação Escultor José Rodrigues), a mostra reúne mais de 40 obras de 30 jovens artistas emergentes, finalistas de cursos superiores de artes visuais, selecionados através de uma open call.

A exposição apresenta um leque diverso de propostas, das artes visuais às instalações site-specific e performativas e assume-se como um território de reflexão crítica sobre temas como fronteiras geográficas, sociais, tecnológicas e simbólicas. O título “Próxima Estação” evoca o momento-charneira entre o fim do percurso académico e o início do caminho artístico-profissional, funcionando como metáfora para o movimento, a transição e o futuro.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

23 Julho 2025

Às Escolas!

21 Julho 2025

Entre mares: A vivência brasileira para além do Atlântico

18 Julho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

16 Julho 2025

Podemos carregar no ”Pause” e humanizar?

14 Julho 2025

Afirmação, legitimidade e resistência: o impacto do casamento para as pessoas LGBTQI+

11 Julho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

9 Julho 2025

Humor de condenação

4 Julho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

2 Julho 2025

Não há liberdade pelo consumo e pelas redes sociais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0