Covilhã, Castelo Branco, Belmonte e Fundão
até 14.06
A Associação A Quarta Parede promove o cruzamento disciplinar no âmbito da valorização da criação artística da região da Beira Anterior. O Festival Y, parte integrante da sua programação desde 2003, regressa entre 20 de março e 14 de junho às cidades da Covilhã, Castelo Branco, Belmonte e Fundão.
Alicerçado à promoção das artes performativas no panorama artístico atual, o festival apresenta uma agenda repleta de espetáculos, residências artísticas e ações de mediação, a percorrer várias salas das quatro cidades. Entre elas, o concerto de Mano a Mano Trilogia das Sombras, inspirado na obra teatral de Lourdes de Castro, e a peça de teatro dirigida pela encenadora brasileira Keli Freitas, que procura decompor o sentido de pertença à luz da sua experiência como emigrante em Portugal.
O Y destaca ainda a atividade paralela COMUM, com Claudia Galhós, um espaço dedicado ao diálogo e pensamento partilhado sobre a arte. São oito sessões de conversas com diferentes convidados ao longo do festival, na expectativa de trocar perspectivas acerca da arte e comunidade. As inscrições nas conversas do COMUM dão acesso a 50% de desconto no bilhete do espetáculo.
Um Espelho Divide Sempre Dois Vigaristas
Rua das Gaivotas 6, Lisboa
27.03 a 5.04
A Companhia de teatro Truta no Buraco apresenta o novo espetáculo Um Espelho Divide Sempre Dois Vigaristas, entre 27 e 29 de março, e 3 a 5 de abril, no espaço cultural A Rua das Gaivotas 6. O texto e encenação ficou a cargo de Andreia Farinha, que se acompanha em palco por Sanheiro Rilhó, João Ayton, Anafaia Supico e Francisca Bagulho. Uma criação teatral que coloca o conceito de “público” em destaque, trazendo à luz o seu caráter ativo e determinante, no sucesso ou fracasso de grandes eventos que se sucederam ao longo dos tempos.
Centro de Artes de Águeda
29 a 30.03
O Kriol Jazz Festival chega ao Centro de Artes de Águeda entre os dias 29 e 30 de março. O festival acontece desde 2009 em Cabo-Verde, e apresenta agora uma primeira edição em Portugal, mantendo uma programação com foco na música de inspiração crioula. Contamos com concertos de Elida Almeida, Sixun no dia 29,, seguindo-se Mario Canonge e Kenny Garrett no dia 30.
Centro Cultural de Belém, Lisboa
2.04
The Legendary Tiger Man celebra 15 anos do álbum Femina, com um concerto inédito no Centro Cultural de Belém, no dia 2 de abril. O disco aclamado pela crítica e pelos públicos tornou-se um marco no panorama musical português, chegando a conquistar o galardão de Platina. Num espetáculo especial, celebram-se os temas emblemáticos do disco, como “These Boots Are Made For Walkin’” (com Maria de Medeiros), ao mesmo tempo que se coloca em perspetiva a carreira, já maturada, de Tiger Man.
Teatro da Garagem, Lisboa
4 e 5.4
Numa missão de interligar a dança contemporânea com questões políticas, o coletivo Selva embarca na criação artística com espetáculos que instigam o pensamento crítico acerca do corpo e do ambiente que o rodeia. Apresentam "Echoes of Resistance”, produção que estreou em 2023, no Centro Cultural de Belém a 4 e 5 de abril, partindo da reflexão das “várias vezes e formas como caímos na vida”. Apropriando-se da gravidade, entende-se o corpo como seu par, quer em sinergia, quer em conflito, procurando explorar a sua resiliência e estabelecendo uma analogia com a própria vida.