Lu.ca Teatro Luís de Camões, Lisboa
até 13.04
O espetáculo Dentro da cabeça apresenta-se no Lu.Ca Teatro Luís de Camões, com várias sessões até dia 13 de abril. Uma produção teatral para os mais novos, que explora o que acontece dentro do cérebro, das questões químicas às da imaginação - Pensamento, linguagem, imaginação, sensação, perceção, equilíbrio, postura, respiração, ritmo dos batimentos cardíacos, pressão arterial, aprendizagem, memória… ufa… como é que cabe tanta coisa lá dentro se a cabeça é tão pequena?
As sessões dedicadas às famílias acontecem nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril, às 11h30 e às 16h30.
Onde Estavas Quando Leste o Primeiro Jornal
Biblioteca de Marvila, Lisboa
4.4
A peça de teatro Onde Estavas Quando Leste o Primeiro Jornal acontece na Biblioteca de Marvila, no dia 4 de abril, pelas 19h. Cristovão Cunha (co-criação e interpretação) e Sónia Barbosa (dramaturgia e encenação) são os autores do espetáculo que propõe um repensar do jornalismo face ao futuro que se avizinha. A partir de materiais de arquivo editoriais, desenvolveu-se uma narrativa que explora o caráter coletivo da informação, o seu impacto na sociedade, e as mudanças que assolam o jornalismo na atual era digital.
Fórum Lisboa
5.4
O Fórum Lisboa acolhe a 3ª edição anual dos Prémios Curtas, a cerimónia de premiação que celebra o cinema nacional no formato de curta-metragem, no dia 5 de abril. Os prémios são distribuídos relativamente às diferentes áreas: Melhor Ator, Melhor Atriz, Realização, Argumento, trabalhos de Caracterização e Direção Artística, Banda Sonora, Efeitos Visuais, Melhor Performance Infantil, e mais. A liderar as nomeações, a curta-metragem de Miguel Andrade “Umbral”, com 10 indicações ao prémio.
Este ano, atribui-se, pela primeira vez, um Prémio Honorário, premiação esta que passará a acontecer nas edições que se seguirem, de forma a assumir um carácter anual. A personalidade destacada para a primeira honra foi Luís Miguel Cintra “pela sua forte contribuição em diferentes palcos e telas, assim como pela sua entrega em diversas primeiras obras de vários autores, impulsionando assim o panorama cinematográfico português e em particular os jovens cineastas”.
Sylvie Courvoisier + Mary Halvorson
Theatro Gil Vicente, Barcelos
10.04
Sylvie Courvoiser e Mary Halvorson sobem ao palco do Theatro Gil Vicente, no dia 10 de abril. As duas artistas apresentam um projeto conjunto, sob Amaryllis e Belladona, desbravando caminho no panorama da música experimental e do jazz moderno. No piano, a suíça Sylivie Courvoiser, com bases musicais que aludem não só ao jazz como à música clássica, e na guitarra, a norte-americana Mary Halvorson. Em março de 2025, lançam o disco “Bone Bells”, cujos 8 temas unem a mestria musical das duas artistas.
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo
Fundação Oriente, Lisboa
13.04
A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo apresenta 3 peças na Fundação Oriente, no dia 13 de abril. almada E TUDO! é uma criação de Maria Mira que nasce de um Manifesto de Almada Negreiros, materializando-se agora, em palco, através do movimento de 6 bailarinos;
Vasco Wellenkamp revisita o dueto Outono criado para Graça Barroso nos anos 80, reconfigurando-o como Outono para Graça, em tom de homenagem à bailarina; a última obra, Public Domain, propõe abordar o papel da sociedade na vida do indivíduo, abordando paralelamente temas como o egoísmo e o cariz individualista a ele associado.