fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Quioscoteca

Quiosque Birra, Lisboa

6.09 

Movidos pela vontade de juntar as pessoas através da música, dois amigos de longa data reinventaram o “quiosque lisboeta” transformando-o em palco para matinés de fim de verão. Assim nasce a Quioscoteca, com primeiro encontro marcado dia 6 de setembro, no Quiosque Birra, a partir das 19h. Os quiosques icónicos de Lisboa são agora o ponto de encontro do novo evento, que promete um dj set temático por cada quiosque escolhido, e o panorama ideal para acabar a semana. A primeira matiné da Quioscoteca vai levar-nos numa viagem sonora pelas décadas de 70 e 80. A entrada é livre.

Motel X -  Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa

Cinema São Jorge, Lisboa 

10 a 16.9

O Motel X regressa ao Cinema São Jorge para a sua 18ª edição. Será uma semana repleta de estreias, títulos contemporâneos, clássicos, e conversas. A programação ainda não está ainda completa, mas sabemos do desenvolvimento do ciclo especial “A Bem da Nação - Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo”, que consiste na exibição de cinco obras banidas pela censura: Il Demónio, de Brunelli Ronda, Invasão dos Mortos- Vivos de John Gilling, Valeria e a Semana das Maravilhas, de Jaromil Jires, e Violados de Rillington de Richard Fleischer - um programa inserido nas comemeorações dos 50 anos do 25 de abril.

A programação completa aqui.

Jazz ao Largo

Vários Espaços, Barcelos 

12 a 15.9

O jazz volta a invadir a cidade de Barcelos, entre 12 e 15 de setembro, com o festival Jazz ao Largo. A organização deve-se à Associação Burgo Divertido, em parceria com o Munícipio de Barcelos, e todos os concertos são de entrada gratuita.Neste 9ºaniversário foram convidados artistas como MAria João & Mário Laginha, Jim Black e Pierre Bastiene. Fecha o festival a apresentação do Ensemble JAL, constituído por músicos locais.

Montijo Blossom

Casa da Música Jorge Peixinho, Montijo 

13 e 14.09

A Casa da Música Jorge Peixinho recebe a primeira edição do Montijo Blossom Jazz & Blues, numa celbração da música de raíz afro-americana. Serão dois os palcos no jardim da Casa da Música, onde poderemos assistir a performances nacionais e internacionais. No primeiro dia os concertos estão a cargo de Luke Winslow King, Maria João & Carlos Bica Quarteto e Sista Serra 94;  no segundo dia atuam Martin Harley, Carmen Souza e Kimikus. O evento é de entrada livre.

Festival Cúpula Circus Village

Arcozelo, Vila Nova de Gaia

13 a 15.9

A 6ª edição do festival de circo contemporâneo Cúpula Circus Village regressa a Vila Nova de Gaia. A programação destaca criações originais e artistas emergentes, ativando também uma área de formação com workshops de entrada gratuita, e Master Classes com profissionais da arte circense. Os encontros culturais e apresentações acontecem em 3 tendas de circo e espaços exteriores. A par do circo, é apresentada como novidade, uma programação musical que dá a conhecer o projeto Bombalkanika, e um Sunset com dj set na Praia da Agueda. Um evento de entrada livre.

Festival Alecrim 

Casa do Jardim da Estrela, Lisboa 

19 a 22.9

A iniciativa Um Teatro em Cada Bairro é um projeto municipal da cidade de Lisboa com foco na promoção do “exercício dos direitos culturais em todo o território da cidade, de forma tendencialmente equilibrada”, e na construção de “uma rede de espaços de cultura, abertos, transdisciplinares e com programação participada pelas comunidades locais, entidades do setor cultural e juntas de freguesia”. Um dos projetos integrantes surge como o Festival Alecrim, uma colaboração entre o coletivo Alecrim - Arte e Ativismo Climático e a Casa do Jardim da Estrela. A primeira edição do festival acontece entre 19 e 22 de setembro, com diversas atividades culturais, dedicadas à exploração da crise climática. Estão programadas conversas, workshops, debates, performances e concertos de Luís Severo, Carlos Pereira, Catarina Branco e La Barca. Para abrir o festival dia 19 de setembro, um concerto de Luca Argel, pelas 19h30.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

17 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Proximidade e política

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

10 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

9 Outubro 2025

Estará o centro histórico de Sintra condenado a ser um parque temático?

7 Outubro 2025

Fronteira

6 Outubro 2025

Carlos Eugénio (Visapress): “Já encontrámos jornais [em grupos de partilha] com páginas alteradas”

3 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

29 Setembro 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0