As Festas da Cidade de Torres Vedras regressam entre 26 de outubro e 11 de novembro com um programa composto por festivais de vinho, de pastel de feijão, de vindimas e ainda de acordeões do mundo. Durante três semanas a cidade enche-se de tradição e celebra em conjunto o melhor da sua música e gastronomia, com o outono como pano de fundo. 

A sessão de abertura das Festas da Cidade decorreu no passado dia 26, sábado, em frente ao Mercado Municipal de Torres Vedras, com um cortejo dinamizado pelos ranchos folclóricos e etnográficos do concelho de Torres Vedras. No mesmo dia abriu-se o Pavilhão Multiusos com uma mostra de uvada, provas de vinhos e tasquinhas que pretendem dar a conhecer “os sabores da gastronomia regional”. O dia de abertura serviu ainda para integrar na programação diversos concertos de acordeão. 

Para hoje, dia 1 de novembro, está também agendado o concerto de Emanuel Soares, integrado no Festival Acordeões do Mundo, bem como de Vítor Apolo e João Castro, os três às 17h30. Entre as 21h30 e 22h45 o universo do acordeão transporta-se para o Teatro-Cine de Torres Vedras, com um concerto de João Barradas & Vítor Rua. 

João Barradas toca com Vítor Rua hoje às 21h30 no Teatro-Cine de Torres Vedras

O Festival Acordeões do Mundo mantêm-se com programação até ao término das festas, contando com concertos de Tiago Inácio, Cochayuyo (Itália e França), Emanuel Soares, Rodrigo Maurício e Teresa Maurício, Bianca, Francisco Maia, José Cláudio e Catarina Brilha, Janusz Prusinowski Trio: Harmonia Polska (Polónia), Tino Costa, Rúben Alves, João Carlos e Ricardo Abreu, João Castro, Danças Ocultas e Tiago Pirralho. 

As Festas da Cidade de Torres Vedras encerram no dia 11 de novembro às 21h30 com a Grande Final do Festival das Vindimas, que irá decorrer no Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições, na qual será eleita a Rainha das Vindimas 2019. De acordo com o site Torres Vedras em Festa, a eleição decorre “depois de realizadas 4 grandes eliminatórias que elegeram a Rainha de cada uma das 13 freguesias” e tem um custo de 5€ para a entrada. 

Podes consultar a programação completa das festas, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Câmara Municipal de Torres Vedras disponível via Facebook
A Câmara Municipal de Torres Vedras é parceira do Gerador

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.