fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Vindimas e acordeões dão vida às Festas da Cidade de Torres Vedras 

As Festas da Cidade de Torres Vedras regressam entre 26 de outubro e 11 de…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

As Festas da Cidade de Torres Vedras regressam entre 26 de outubro e 11 de novembro com um programa composto por festivais de vinho, de pastel de feijão, de vindimas e ainda de acordeões do mundo. Durante três semanas a cidade enche-se de tradição e celebra em conjunto o melhor da sua música e gastronomia, com o outono como pano de fundo. 

A sessão de abertura das Festas da Cidade decorreu no passado dia 26, sábado, em frente ao Mercado Municipal de Torres Vedras, com um cortejo dinamizado pelos ranchos folclóricos e etnográficos do concelho de Torres Vedras. No mesmo dia abriu-se o Pavilhão Multiusos com uma mostra de uvada, provas de vinhos e tasquinhas que pretendem dar a conhecer “os sabores da gastronomia regional”. O dia de abertura serviu ainda para integrar na programação diversos concertos de acordeão. 

Para hoje, dia 1 de novembro, está também agendado o concerto de Emanuel Soares, integrado no Festival Acordeões do Mundo, bem como de Vítor Apolo e João Castro, os três às 17h30. Entre as 21h30 e 22h45 o universo do acordeão transporta-se para o Teatro-Cine de Torres Vedras, com um concerto de João Barradas & Vítor Rua. 

João Barradas toca com Vítor Rua hoje às 21h30 no Teatro-Cine de Torres Vedras

O Festival Acordeões do Mundo mantêm-se com programação até ao término das festas, contando com concertos de Tiago Inácio, Cochayuyo (Itália e França), Emanuel Soares, Rodrigo Maurício e Teresa Maurício, Bianca, Francisco Maia, José Cláudio e Catarina Brilha, Janusz Prusinowski Trio: Harmonia Polska (Polónia), Tino Costa, Rúben Alves, João Carlos e Ricardo Abreu, João Castro, Danças Ocultas e Tiago Pirralho. 

As Festas da Cidade de Torres Vedras encerram no dia 11 de novembro às 21h30 com a Grande Final do Festival das Vindimas, que irá decorrer no Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições, na qual será eleita a Rainha das Vindimas 2019. De acordo com o site Torres Vedras em Festa, a eleição decorre “depois de realizadas 4 grandes eliminatórias que elegeram a Rainha de cada uma das 13 freguesias” e tem um custo de 5€ para a entrada. 

Podes consultar a programação completa das festas, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Câmara Municipal de Torres Vedras disponível via Facebook
A Câmara Municipal de Torres Vedras é parceira do Gerador

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0