A Casa do Cinema Manoel de Oliveira da início à rubrica #1MinutoParaMuitas, uma série de ensaios vídeo, de curta duração, dedicada às obras do cineasta. Os ensaios estarão disponíveis no SOLE – Serralves Online Experience.

O primeira episódio de introdução à rúbrica saiu no passado dia 17 de março, no qual António Pretodiretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, explica-nos a urgência desta emersão no universo fílmico de Oliveira partindo do próprio título da rubrica.

O título eleito é uma "evocação da série que Agnès Varda criou em 1983 ("Une minute pour une image") e que ao longo de 14 anos e mais de 170 episódios foi pretexto para pensar a fotografia através de um contacto direto com as imagens", lê-se no comunicado.
A cineasta tinha como objetivo contrariar o olhar distraído que, muitas vezes, aplicamos às imagens – "o que é possível ver numa fotografia se nos detivermos a observá-la por um minuto que seja?" – talvez um minuto bastava também para convocar múltiplas leituras e hipóteses de sentido que coabitam numa só imagem. É esta a reflexão que se faz ouvir.

De acordo com o diretor da Casa do Cinema Manoel Oliveira, as "muitas imagens" provêm da extensa filmografia de Manoel de Oliveira e o propósito é pensar o cinema, a partir do confronto de imagens e sons pertencentes à sua obra, sem recorrer à palavra (escrita ou falada). Apenas se faz uma análise de fragmentos e aproximação de excertos.  

É este o exercício que a Casa do Cinema Manoel de Oliveira propõe ao longo de vários episódios, que serão disponibilizados, nos próximos dias, no canal youTube da Fundação de Serralves. A orientação do nosso olhar sobre diversas recorrências na obra do cineasta como, por exemplo, as formas de representação do próprio cinema nos seus filmes e a importância das trocas de olhares ou das janelas nas relações amorosas que retratam os seus filmes é uma missão a desempenhar.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de D.R

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.