fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

A “Encruzilhada” de Ana Vitória culmina no Teatro das Figuras

Um retrato de mulheres “que vivem à margem da sociedade”, construído com base em testemunhos reais. Este é o mote da mais recente criação de Ana Vitória, que estreia esta terça-feira, dia 24, no Teatro das Figuras, em Faro.

Com o título "Encruzilhada", esta instalação performática é apresentada no âmbito do Motus - Festival Internacional de Performance Arte de Faro. A obra faz o retrato de “mulheres que vivem à margem da sociedade, fechadas nas suas comunidades, em contexto de invisibilidade, silenciadas, que não têm muito acesso a atividades culturais”, especificou a cantora e intérprete, que dá corpo à ‘performance’.

Em declarações à agência Lusa, Ana Vitória referiu que as residências artísticas realizadas previamente – que permitiram recolher testemunhos de mulheres de todo o país - procuraram “sensibilizar, falar das memórias matrilineares, memórias afetivas que essas mulheres ainda carregam nos seus corpos, nas suas vidas e no seu quotidiano".

"Esses trabalhos permitiram recolher testemunhos importantes dessas mulheres em comunidades piscatórias de Vila do Conde, ciganas no Algarve, resultando esses relatos na 'performance' que tem estreia absoluta na cidade de Faro", sublinhou a artista.

A instalação performática “Encruzilhada”, apresentada no saguão principal do teatro, “será montada com carvão, matéria-prima que tem toda uma relação com o imaginário feminino, a relação com a cozinha e toda a alquimia que a mulher tem de transformação”, indicou a artista. “Além do carvão, a instalação é composta por vários objetos que vou recolhendo em feiras de antiguidades a partir dos relatos dessas mulheres”, sublinhou.

O espetáculo conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, Teatro das Figuras, Espaço Santa Catarina- Câmara Municipal de Lisboa, UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta), MIMA (Museu Internacional da Mulher)e OMA (Observatório das Mulheres Assassinadas).

Depois da estreia no Teatro das Figuras, a ‘performance’ será depois apresentada em setembro no Espaço Cultural das Mercês, em Lisboa.

Com Lusa
Fotografia de Bruno Veiga

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap