De 18 a 20 de janeiro, a Fundação EDP e o Gerador dinamizam o primeiro Instameet Arte Pública Fundação EDP. 16 instagramers vão aventurar-se por Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo durante 3 dias para darem a conhecer o Programa Arte Pública.

Os instagramers vão explorar as obras criadas no âmbito do Programa Arte Pública em cada uma das localidades, ao mesmo tempo que descobrem a cultura de Trás-os-Montes: a história, a gastronomia, as paisagens e os espaços que fazem parte do quotidiano da comunidade local.

A Fundação EDP e o Gerador convidaram 8 instagramers: @cristovao.morais@filipesj, @goncalo_saraiva27, @ifalbuquerque, @_jessica_reis_, @maccarreira, @mj_pereira. e @rpmiguel. Os restantes 8 participantes foram selecionados através de um passatempo no Instagram @artepublicafundacaoedp.

O programa deste primeiro Instameet conta também com o lançamento do Guia Trás-os-Montes x Projecto Voltagem, que apresenta as 33 intervenções de arte pública criadas em Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo. Os lançamentos ocorrem nas seguintes datas e locais: 

  • 19 de janeiro às 14h30 na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo
  • 19 de janeiro às 17h na Casa da Cultura de Alfândega da Fé
  • 20 de janeiro às 15h no Posto de Turismo de Mogadouro
  • 20 de janeiro às 18h no Salão Nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro

Este é o primeiro de 11 instameets organizados pela Fundação EDP e pelo Gerador. Ao todo, 44 instagramers vão percorrer Portugal de norte a sul, em busca das mais de 80 obras, da autoria de 35 artistas, concebidas ao abrigo do Programa Arte Pública.

O Programa Arte Pública Fundação EDP utiliza a arte como instrumento de inclusão social. Orientado para territórios de baixa densidade populacional, este projeto visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meios rurais.

Créditos – Obra de Gonçalo MAR e foto de Rute Ferraz.
O Gerador está a dar uma mãozinha à Fundação EDP nesta iniciativa.