Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

1ª edição do ciclo Filo-Lisboa aborda a crise pandémica

A primeira edição do ciclo Filo-Lisboa, sobre a temática “Crise Pandémica: Quem sou eu neste…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A primeira edição do ciclo Filo-Lisboa, sobre a temática “Crise Pandémica: Quem sou eu neste novo mundo?”, realiza-se nos dias 14 e 15 de novembro, em live streaming com acesso gratuito, no site.

Durante dois dias, oito diálogos filosóficos inspirados pela célebre correspondência aberta entre Albert Einstein e Sigmund Freud “Por quê a guerra?”, promovida pela Liga das Nações em 1932, cruzam as ideias de diversos pensadores portugueses, franceses e alemães em torno da crise pandémica e das suas repercussões sociais, laborais, políticas, económicas e tecnológicas, entre outras.

A Covid-19 tem um impacto nas nossas vidas, muda os nossos hábitos, transtorna a nossa relação com o mundo, o tempo e o espaço. Neste contexto, a reflexão filosófica e o debate de ideias impõem-se como ferramentas para que cada um de nós participe nos desafios de amanhã. O ciclo Filo-Lisboa responde a esta necessidade, convidando figuras do pensamento tais como os franceses Etienne Balibar e Hourya Bentouhami, os alemães Julian Nida-Rümelin e Rahel Jaeggi, o português Boaventura Sousa Santos e muitos outros.

A partir da reflexão sobre a crise pandémica, está a decorrer o Prémio Filo-Lisboa 2020, com o objetivo de incentivar a resposta à questão "Quem sou eu neste novo mundo?", através do envio de um texto ou de um vídeo, tendo por base os diferentes temas do Filo-Lisboa. Os vencedores serão anunciados no final do evento. Toda a informação está disponível aqui.

O ciclo Filo-Lisboa é um projeto organizado pelo Goethe-Institut Portugal, pelo Institut français du Portugal e pelo Teatro São Luiz, com curadoria de Soraya Nour Sckell e o apoio do Fonds culturel franco-allemand /Deutsch-Französischer Kulturfonds, da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa e do projeto Cosmopolitanism: Justice, Democracy and Citizenship without Borders.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Unsplash

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0