Entre os dias 10 e 18 de janeiro de 2020, vai decorrer o 1st Portugal International Guitar Composition Competition - Seixal 2020, um concurso feito numa parceria entre a Câmara Municipal do Seixal e o Motion Art Production.

O concurso, inédito em território nacional, com direção artística e pedagógica de Litó Godinho e Miguel Leite, é dedicado à criação de obras para guitarra solo de 6 cordas. É composto por um júri conceituado, em que estão Dusan Bogdanovic, Marco Pereira, António Vitorino de Almeida, Artur Caldeira, Eduardo Fernandéz e Eduardo Isaac. E os músicos apurados para a final já são conhecidos: Ronaldd Felipe e Inés Badalo (Portugal), Jose Garcia e Angel Gomez (México), Daniel Pérez (Espanha), Juan Eguía e Alfonso Bekes (Argentina), Edoardo Dadone (Itália), Rafael Marino (Brasil), Renaud Côté-Giguère (Canadá), Kamran Alan Shikoh (Estados Unidos da América), Nejc Kuhar (Eslovénia) e Ender Vielma (Venezuela).

Além da vertente competitiva, cujo primeiro prémio representa 5.000€ com diploma, edição de obra, estatueta e convite para integrar o júri para a 2.ª edição do evento, o 1.º Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal apresenta ainda recitais de Eduardo Fernández, Eduardo Isaac, Artur Caldeira e Marco Pereira, bem como masterclasses e conferências. Podes ver a programação com mais detalhe aqui.

A cerimónia de entrega de prémios será no dia 15 de janeiro, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, às 21h00, momento em que poderão ser ouvidas as obras vencedoras, compostas pelos artistas que foram apurados para a final. Esta cerimónia contemplará também a comemoração do Dia Mundial do Compositor.

Texto de Rita Dias
Design de joãozero

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.