O primeiro Festival de Django em Portugal acontece já este mês, no Cine Incrível em Almada. De 10 a 12 de junho, a música de Django Reinhardt, famoso guitarrista de jazz francês, e os sons Gypsy Jazz dos anos 30, fazem-se ouvir numa programação com atuações de músicos nacionais, internacionais e workshops dedicados à promoção da música jazz por todo o mundo.

Os três dias de festival apresentam um cartaz de música, dança, workshops e jam sessions, estreando no dia 10 de junho com o trio Manouchka, uma banda portuguesa de música de Django Reinhardt, que reaviva a era do swing e os estilos de dança jazz, lindy hop e balboa. Nesse dia estão previsto dois workshops, um de formação jazz solo¸ com Ricardo Quintas, e outro de harmonia, com o músico Nuno Marinho.

O cabeça de cartaz do segundo dia do Festival Django Portugal é o Hot Club de Frank. A banda holandesa sobe ao palco do Cine Incrível de Almada às 21h. Este concerto acontece após a aula aberta de dança Balboa, da BluesSwingLisboa. O festival encerra dia 12 de junho com a música balcânica do grupo DOROGA, provenientes de Espanha e Ucrânia, que vem relatar, em formato concerto, a história do Gypsy Jazz em Portugal e a sua evolução até à primeira edição do Festival Django Portugal.

A cargo da promoção do Festival Django de Portugal está Nuno Marinho, guitarrista de jazz e compositor português, dedicado ao Gypsy Jazz e Django Reinhardt. Soma dois álbuns, “DNA” (2014) e “Letting Go… The World Of Make Believe” (2015) e a direção da tribute band do “Pat Metheny Group”.

Para além de concertos, o festival promove workshops de dança, improvisação, harmonia e secção rítmica

O Festival Django Portugal tem como principal objetivo a contribuição para o crescimento deste meio de expressão musical na comunidade nacional, através da promoção e divulgação de concertos, jam sessions, street music e outros festival Django Reinhardt internacionais.

Para mais informações sobre o festival pode consultar aqui.

Texto de Ana Mendes
Fotografias disponíveis na página de facebook Festival Django Portugal

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.