Língua, Literatura, Livros, Livrarias e Leitura, são os 5 L's que anunciam o lançamento do Lisboa 5L - Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa. A primeira edição, a decorrer de 5 a 9 de maio, acolhe em vários locais da cidade mais de 70 autores portugueses e estrangeiros. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, conta com a direção artística de José Pinho, fundador da livraria Ler Devagar e do festival literário de Óbidos, o Folio.

No dia 5 de maio, data comemorativa assinalada pela UNESCO como Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Lisboa 5L arranca com uma programação variada, que inclui debates, conversas de autor, concertos, performances, exposição e sessões de cinema. Ao longo dos cinco dias de festival, os autores portugueses e estrangeiros ocupam o Teatro São Luiz, o Museu da Farmácia, o Cineteatro Capitólio e o Cinema Ideial, entre muitos outros lugares ao ar livres, entre ruas e praças de Lisboa.

O dinamismo da cidade albergará diversos eventos culturais promovidos pelo festival, desde debates sobre temas da atualidade, no contexto da criação e produção literária, bem como sobre as áreas da ciência, economia e humanidade. A música também será parte integrante da difusão literária, marcando presença com as atuações dos Poetry Emsemble, Lisbon Poetry Orchestra, Sérgio Godinho, Filipe Rapaso, Capicua e Camané.

A primeira edição do festival Lisboa 5L contará com autores portugueses e estrangeiros, que celebram a Língua Portuguesa

A programação contará com o ciclo de cinema Filmar Literatura, que reúne uma seleção de filmes de diversos géneros literários, é criado em parceria com o Festival Internacional de Lisboa, IndieLisboa, com a exibição de Uma Abelha na ChuvaApocalypse NowBlow-UpGalinha Com Ameixas e Bruscamente no Verão Passado. A performance de Madalena Victorino e Pedro Salvador, Bem Essencial, Pão, Água e Livros, terá a participação do público pelas ruas, largos e becos da zona da baixa lisboeta, numa peça performativa e interativa.

Haverá ainda espaço para duas exposições, uma de Cartas de Lisboa e outra de Álbuns Ilustrados, que vão estar patentes em cinco praças da cidade e na Livraria Snob/Brotéria. Quanto aos Itinerários Literários, são percursos na cidade, guiados por autores portugueses, que levam o público a percorrer as ruas e a revisitar as obras literárias de autores clássicos, como Eça de Queirós, Luís de Camões e o heterónimo de Fernando Pessoa, Ricardo Reis.

Em relação aos autores portugueses convidados, contamos com a participação de Hugo Cardoso, Inês Fonseca Santos, André Letria, Carla Oliveira, Isabel Minhós Martins, Pedro Mexia, José Pacheco Pereira, Bruno Vieira Amaral, Cláudia Andrade, João Tordo, Isabel Rio Novo, Lídia Jorge, Mário de Carvalho, Mário Zambujal, Teolinda Gersão, Gonçalo M. Tavares, Filipe Melo, Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz, Matilde Campilho e José Luís Peixoto. 

Dos restantes países de língua portuguesa, representando os autores estrangeiros, participam Itamar Vieira Junior, Paulo Werneck e Paulo Scott, do Brasil, José Eduardo Agualusa e Ondjake, de Angola, e Inocência Mata, de São Tomé e Princípe. O Lisboa 5L receberá também autores da Argentina, Alemanha, França, Itália e Espanha, entre outros.

O Festival Literário de Lisboa decorre de 5 a 9 de maio, com uma seleção de atividades que vão habitar diversos espaços culturais, editoras, livrarias. Também será possível assistir a algumas emissões, em direto na página oficial, e no instagram.

O programa integral da primeira edição do Lisboa 5L já se encontra disponível para consulta aqui.

Texto de Ana Mendes
Fotografias disponíveis da página de facebook Livraria Ler Devagar

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.