fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

20 anos depois, o Festival de Música dos Capuchos está de regresso a Almada

Teste Legenda Caption

De 16 de junho a 10 de julho, o Convento dos Capuchos e o auditório da Nova FCT, em Almada, serão palco de uma programação, que conta vários concertos, músicos de referência mundial e um ciclo e conversas moderadas por Carlos Vaz Marques.

A 2ª edição do Festival de Música dos Capuchos (FMC) acontece duas décadas depois da estreia e tem como grande destaque a Orquestra de Câmara de Viena, uma referência mundial neste género, mas também músicos consagrados, como o cravista Pierre Hantaï, o pianista Konstantin Lifschitz, o bandoneonista argentino Héctor Del Curto ou o violetista Gérard Caussé, que regressa aos Capuchos mais de 30 anos depois.

Na programação sobressaem ainda os nomes de alguns dos jovens músicos mais requisitados da atualidade, vencedores dos principais concursos mundiais. É o caso da violinista ucraniana Diana Tishchenko - Grand Prix Jacques Thibaud no lendário Concurso Internacional Long-Thibaud-Crespin de Paris (2018) -, da pianista russa Anna Tsybuleva - Primeiro Prémio do Concurso Internacional de Piano de Leeds (2015) -, e do violoncelista e maestro francês Victor Julien-Laferrière, vencedor do Concurso Rainha Elisabeth de Bruxelas em 2017, naquela que foi a primeira edição da História dedicada ao violoncelo.

A nível nacional, realce para a Orquestra Gulbenkian, o DSCH – Schostakovich Ensemble, o Sete Lágrimas e o grupo de música tradicional mirandesa Galandum Galundaina, que apresentará um concerto dedicado à música de Terras de Miranda/Nordeste Transmontano. O FMC abre o palco a outros géneros musicais, como o tango, com um concerto focado na obra de Astor Piazzolla.

António Wagner Diniz, co-fundador do Festival dos Capuchos em 1980, em parceria com José Adelino Tacanho, será alvo de uma homenagem e de um concerto “Carta Branca” com a participação de jovens cantores.

O ciclo de Conversas dos Capuchos é, em 2022, dedicado a três importantes efemérides literárias deste ano: os 450 anos da publicação de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões e os centenários do nascimento de Agustina Bessa-Luís e da morte de Marcel Proust. 

As conversas serão moderadas por Carlos Vaz Marques e terão como convidados Manuel Alegre, Lia Gama, António Mega Ferreira, Jorge Vaz de Carvalho, Mónica Baldaque e Hélia Correia.

Texto de Redação
Fotografia de Ludwig Kwan, via Pexels

Se queres ler mais notícias, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap