Decorre em Lisboa, entre os dias 3 e 13 de Outubro, a 20ª Festa do Cinema Francês, organizada pela embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a Serena Productions.

Criada em 2000, por iniciativa do Institut Français du Portugal, a Festa leva o cinema francês a oito cidades portuguesas — Lisboa, Porto, Setúbal, Almada, Coimbra, Leiria, Portimão e Beja — em datas diferentes. Se na primeira edição foram apresentados apenas 13 filmes em 4 dias, agora a Festa do Cinema Francês decorre durante um total de cinco semanas e apresentará mais de 50 filmes, na edição que assinala o seu vigésimo aniversário.

Através da apresentação de uma selecção de 22 filmes em antestreia, o público poderá ter a oportunidade de descobrir algumas das mais recentes produções cinematográficas francesas. As antestreias serão também propósito para receber diversos convidados, tais como: Anne Fontaine, Agnès Jaoui, Rémi Besanzon e Thomas Lilti.

Além das novidades do cinema francês, a Festa do Cinema Francês aproveita também a ocasião para apresentar vários clássicos do cinema francês, como o filme “Ma Nuit Chez Maud”, de Éric Rohmer, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, que este ano oferece um ciclo dedicado à figura do cinema e do teatro francês Jean-Louis Trintignant, que tem já a presença confirmada.

A Cinemateca Portuguesa presta ainda homenagem à conhecida realizadora francesa Agnès Varda, que faleceu em Março deste ano, com a apresentação de uma selecção dos seus filmes, incluíndo o seu último filme “Varda par Agnès”, que terá assim a sua antestreia, sendo apresentado pela sua produtora, Rosalie Varda, filha de Agnès Varda.

A Festa do Cinema Francês é também uma boa ocasião para descobrir jovens talentos do cinema francês, através da sua selecção de quatro filmes em parceria com a ACID (Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion), a associação que programa uma secção paralela no Festival de Cannes, promovendo uma série de encontros entre os realizadores e os estudantes das escolas de cinema. A complementar a aposta e o interesse na juventude, haverá também uma secção de filmes de animação para crianças, famílias e escolas.

Texto de Francisco Cambim
Banner da 20ª Festa do Cinema Francês disponível via página do evento no Facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.