O projeto do Museu Calouste Gulbenkian “Entre Vizinhos” deu a mão à artista Ana João Romana em 2017 para criar 24 Estórias Entre Vizinhos, em colaboração com a população sénior de três centros de dia da freguesia das Avenidas Novas. “Entre Vizinhos” é um projeto educativo, mediado por Diana Pereira e Joana Andrade, que pretende reforçar laços entre vizinhos, tendo o museu como ponto de encontro e partilha, desconstruindo e criando ligações entre as memórias da comunidade. 

Ana João Romana escolheu 24 depoimentos que representam habitantes da mesma freguesia separados por gerações. Com retratos de Eduardo Sousa Ribeiro, as estórias ganham rostos a que podemos associar e que resultarão num livro de artista. Além do livro, será feita uma instalação em espaços públicos, com cerca de 15 locais escolhidos pelos participantes, que ligam a Fundação Calouste Gulbenkian aos lugares familiares e de paragem obrigatória para os seus protagonistas — do café à barbearia, até à escola secundária. 

 O livro de artista foi feito à mão pelos próprios participantes e, quando totalmente aberto e junto, transforma-se num mapa. Teve uma tiragem de 50 exemplares, sendo 24 para cada um dos participantes e os restantes para enviar para outros museus de arte contemporânea em Portugal e no estrangeiro.   

Um dos grandes objetivos do projeto, segundo as declarações de Ana João Romana à Fundação, é “que se consigam rever aqui dentro, num espaço com que se identificam e que podem também partilhar com os outros”. Nesse sentido, o grupo vai fazer visitas guiadas à exposição num Museu que antes “sentiam que era um sítio elitista e onde não eram bem-vindos”.

A exposição está patente até ao dia 7 de Janeiro. 

Locais no bairro onde estão instaladas estórias:
Associação de Auxílio Social de São Sebastião da Pedreira; Associação para o Desenvolvimento e Apoio Social – Bairro do Rego; Barbearia Américo Silva;
Centro de Dia D. Maria I – Santa Casa Misericórdia de Lisboa;
El Corte Inglés; Electro Tenente Espanca;
Escola Básica Marquesa de Alorna; Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho;
Florista do Mercado do Rego;
Fundação Calouste Gulbenkian;
Igreja da Nossa Senhora de Fátima;
Junta de Freguesia Avenidas Novas;
Livraria Promobooks – Apolo 70;
Pronto-a-Vestir Florinda;
Residência Universitária Feminina da Universidade Católica Portuguesa;
Restaurante Galeria 44 e Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Calouste Gulbenkian ©Márcia Lessa
A Gulbenkian é parceira do Gerador

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.