Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

33º Amadora BD aposta na relação Portugal-França

Parte das atividades da Temporada Portugal-França 2022, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora decorre de 20 a 30 de outubro, em três espaços da cidade. Além da parceria com o Lyon BD, o evento deste ano apresenta novas áreas dedicadas aos videojogos e à gastronomia.

Texto de Analú Bailosa

Fotografia retirada da página de Facebook Amadora BD

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Entre o Ski Skate Park, a Galeria Municipal Artur Bual e a Bedeteca da Biblioteca Fernando Piteira Santos, a 33ª edição do Amadora BD celebra o género literário numa programação conjunta com o Festival Internacional de Banda Desenhada de Lyon, de França. Estão previstas exposições coletivas, debates, performances e concertos desenhados.

A relação entre os dois países é o tema que inspira a cenografia do evento em 2022. O cartaz de divulgação, que representa este intercâmbio artístico-cultural, é composto por uma ilustração original de Juan Cavia, o vencedor de 2021, a par com Filipe Melo, do prémio oferecido pelo festival.

Neste ano, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora voltam a atribuir cinco mil euros à Melhor Obra de BD de Autor Português. As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de setembro.

Ainda no âmbito do evento, promovido pela Câmara Municipal, realiza-se um concurso dirigido aos jovens dos 12 aos 30 anos, no qual as criações devem abordar o tema da igualdade de género. Reconhecendo a banda desenhada como instrumento pedagógico e de incentivo à leitura, a autarquia também vai selecionar trabalhos, estes sob o mote dos direitos humanos, do público escolar do 1º e 2º ciclo.

Às exposições, lançamentos e palestras no Ski Skate Park, juntam-se uma nova área de street food e um espaço dedicado ao gaming, criado em parceira com a MagicShot, onde o público poderá encontrar jogos arcade e de realidade virtual, além de participar em campeonatos e apresentações de cosplay. A Galeria Artur Bual e a Bedeteca da cidade acolhem mostras individuais de três autores.

O 33º Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada arranca a 20 de outubro e leva 10 dias de programação ao município.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Agosto 2026

Hamburgo abre candidaturas para residências internacionais em artes visuais e fotografia

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0