A 47ª edição da Feira do Livro do Funchal já tem data marcada. O evento, que em 2021 pretende homenagear o escritor José Saramago, vai decorrer de 12 a 21 de de novembro, período que assinala a data de nascimento do Prémio Nobel da Literatura, no dia 16 desse mês.

Ao longo da Avenida Arriaga, no centro da cidade, a Feira do Livro do Funchal pretende espelhar toda a obra e vida de José Saramago, nos vários stands de exposição. À semelhança dos anos anteriores, o evento contará com diversas atividades paralelas ao longo da semana, centradas na divulgação da literatura e da língua portuguesa. A peça sobre a obra do escritor, "O conto da ilha desconhecida", subirá ao palco do Teatro Municipal Baltazar Dias, e é uma das iniciativas confirmadas na programação da feira.

Fotografia da 45ª Edição da Feira do Livro do Funchal @VisitMadeira

Violante Saramago Matos, filha do escritor, será curadora da edição de 2021 da Feira do Livro do Funchal, e participará em conjunto com Pilar del Rio e Carlos Reis, responsável pela celebração do centenário do escritor, num debate promovido pela organização. A curadora assinalou a divulgação do evento com uma visita à Câmara Municipal do Funchal, onde foi acolhida pelo Presidente da Câmara, Miguel Silva Gouveia, e onde procedeu à doação de mais de 30 livros do autor, da coleção Porto Editora, para a Biblioteca Municipal da cidade.

Doação da coleção de obras de José Saramago à Biblioteca Municipal do Funchal @Fotografia de dnoticias

"O Ensaio sobre a cegueira é uma visão muito antecipada de certo modo daquilo que estamos a viver hoje (...) a termos obrigatoriamente de pensar numa forma diferente de encarar o mundo", explicou Violante Saramago Matos, em declarações ao Jornal da Madeira. A par do livro "A Caverna", a curadora salientou a intemporalidade destas obras quando confrontadas com a atualidade.

Segundo o Presidente da Câmara, Miguel Gouveia, que se afirma confiante relativamente à concretização da feira, esperam-se "muitas novidades e a participação de, pelo menos, seis autores de renome internacional". A cidade do Funchal, candidata a Capital Europeia da Cultura 2027, reserva a 47ª edição da Feira do Livro de Funchal para a semana de 12 a 21 de novembro de 2021, este ano com o especial tributo ao escritor José Saramago.

Texto de Ana Mendes
Fotografia disponível na página de facebook Feira do Livro do Funchal

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.