O festival EI! Marionetas, que arranca no dia 02 julho, em Gondomar, no distrito do Porto, apresenta 54 espetáculos de cinco países, com destaque para a estreia mundial de “Freaks & Geeks of Fleet Street” (Canadá), anunciou recentemente a organização.

A 5.ª edição do Ei! Marionetas 2019 tem a “maior e mais eclética” programação em relação às anteriores, com cinco países representados – Portugal, Espanha, Holanda, Canadá e Brasil -, e vai apresentar em “estreia mundial” “Freaks & Geeks of Fleet Street” e, em estreia nacional, o espetáculo de música “Violetas Naïf” (Brasil), declarou Filipa Mesquita, da produção do festival, em conferência de imprensa em Gondomar.

“Freaks & Geeks of Fleet Street” é uma instalação performativa da companhia do Canadá Troy Hourie, tem estreia marcada para dia 05 de julho, às 18:00, na Casa Branca de Gramido, com entrada gratuita, e nova apresentação no dia 13 de julho, segundo o programa entregue hoje à comunicação social.

A instalação performativa “Freaks & Geeks of Fleet Street” baseia-se na residência que a companhia artística do Canadá está a fazer em Portugal, explicou Filipa Mesquita.

A estreia nacional do espetáculo de música com marionetas “Violeta Naïfs”, da dupla brasileira Daiane Baumgartener e João Sobral, é outro dos destaques da organização do Ei! Marionetas, e a estreia está agendada para o dia 06 de julho, pelas 21:30, no Auditório Municipal de Gondomar.

O espetáculo repete no dia 07 de julho, às 19:00, nos Jardins da Junta de Freguesia de Melres (Gondomar).

Um outro ponto de destaque da programação é o ‘workshop’ “The Power of “The Power of the Puppet// O Poder da Marioneta”, dinamizado pelo marionetista holandês Neville Tranter, e que vai marca o arranque do evento no dia 02 de julho, no Condomínio das Artes, em Rio Tinto, estando já esgotado, segundo avançou a organização.

O festival continua depois no dia 05 de julho, às 10:00, na Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira com o espetáculo “A Cigarra e a Formiga”, seguindo-se depois às 10:30 a apresentação da instalação interativa “O Mais Maior Grande Dom Roberto”, que vai estar patente nos jardins da biblioteca municipal.

No encerramento do certame de marionetas, dia 14 de julho, está agendada a “Banda Rumtátá”, da companhia Marimbondo (Alemanha/Portugal), que atua pelas 17:00.

O EI! Marionetas 2019 teve um “apoio financeiro de 35 mil euros” para realizar esta 5.ª edição, sendo 20 mil euros verbas atribuídas pela Direção-Geral das Artes (dgARTES), acrescentou a organização.

“Temos tido uma excelente adesão do público e está cada vez a correr melhor de ano para ano. A adesão aos espetáculos é excelente”, declarou Clara Ribeiro, da programação, acrescentando que a “expectativa” para esta edição é “ter excelentes casas”.

Texto de Lusa e Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Sagar Dani via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.