Uma nova obra literária, pensada para reunir diferentes perspetivas sobre a Revolução dos Cravos, está a um passo de se tornar uma realidade palpável.
Em 2023, a Truz Truz Editora desafiou meia centena de personalidades a escrever uma história sobre liberdade, que pudesse de alguma forma retratar as vozes de “pessoas pouco ouvidas e que habitam o país agora”.
Para isso, a editora organizou encontros literários, onde juntou cada um(a) dos(as) dos 50 autores(as) convidados(as) a um grupo de utentes de uma das 28 associações sociais do Grande Porto participantes do projeto. O leque inclui coletivos que trabalham com diferentes pessoas — desde crianças a idosos, portuguesas, imigrantes e refugiadas — bem como diversas problemáticas e causas — situação de sem abrigo, prostituição, deficiências físicas e cognitivas, LGBTQIA+, educação e desenvolvimento social de grupos marginalizados, entre outras.
Cada encontro literário teve como objetivo fomentar o diálogo sobre a grande conquista de Abril: a liberdade. “É de uma importância extrema falarmos sobre ela, porque é preciso cultivá-la, e para isso é preciso memória”, diz Sara Duarte Brandão, coordenadora do projeto. “Começámos a pensar que seria interessante falar com pessoas sobre liberdade sem saber muito bem que pessoas seriam estas. Não procurávamos fazer um trabalho histórico (há quem o faça melhor) mas achámos que fazia sentido tentar um livro que partisse de histórias reais e aí surgiu a ideia: porque não perguntar a quem vive em Portugal o que interpreta por liberdade? Decidimos que queríamos ouvir vozes muito diferentes porque são elas que fazem o país”, explica a autora e fundadora da Truz Truz.
O resultado foi uma obra com textos que retratam diferentes noções, conceitos, imagens, histórias e vivências de liberdade, assinados pelos autores presentes na imagem abaixo.


Além do trabalho literário, o livro conta ainda com o contributo de 50 ilustradores(as) que dão vida às histórias integradas na obra.
Agora só falta passar tudo para o papel.
Para que isso seja possível, a Truz Truz lançou uma campanha de angariação de fundos, na plataforma PPL. O objetivo é conseguir 4 mil euros, que serão aplicados na produção e edição impressa do livro intitulado 50 Abris. “Queremos oferecer um livro a toda a gente que o integra, mas também o queremos vender e fazer circular pelo país. O crowdfunding é uma forma das pessoas nos ajudarem nesta aventura sem nunca saírem de mãos a abanar”, explica Sara Duarte Brandão.
“Se eventualmente o projeto der lucro, o que nos parece pouco provável, decidimos dividi-lo equitativamente por todas as associações que integram o livro 50 Abris”, acrescenta a responsável.


Fundada em 2020 no Porto, a Truz Truz é uma editora independente que tem vindo a desenvolver “projetos de literatura infantojuvenil que valorizam de igual modo o texto e as ilustrações”. Até agora, quatro obras foram publicadas com a sua chancela. Uma dessas obras integra o Plano Nacional de Leitura 2027 e conquistou uma menção honrosa no Prémio António Torrado de Literatura Infantojuvenil.