Rapariga lavando os pés a uma criança é o único desenho de Leonardo da Vinci em Portugal e pertence à Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. A propósito dos 500 anos da morte de um dos mestres da pintura renascentista, a FBAUP vai emprestá-lo ao Museu do Louvre, em Paris, para integrar uma exposição. 

O desenho, cujas dimensões são 185x114mm, é datado de 1483 e chegou ao Porto no século XIX, segundo a notícia dada no site da Câmara Municipal do Porto. Atualmente integra a Coleção de Desenho Antigo da FBAUP e também foi emprestado, recentemente, ao Teylers Museum de Haarlem, na Holanda. 

Leonardo nasceu em Vinci, um lugar na região de Florença, em Itália, no ano de 1452. Adoptou o nome da sua terra natal e ganhou o estatuto que hoje torna possível chamá-lo apenas por “da Vinci” e reconhecer-lhe o título de mestre, enquanto figura central no Renascimento ao lado de Rafael e Michelangelo, e na História da pintura até aos dias de hoje. Além da pintura deixou registos de engenhos pensados por si, como máquinas voadoras e um proto-helicóptero, e trabalhou enquanto produtor teatral. 

Numa entrevista que deu à National Geographic em 2017,Walter Isaacson, autor de uma biografia sobre Leonardo da Vinci, conta que "O trabalho em teatro levou da Vinci a desenvolver engenhos mecânicos, como máquinas voadoras e o projeto de um proto-helicóptero, com o intuito de simular descidas de anjos da teia. Desafiando a linha entre a realidade e a fantasia, da Vinci tentou criar máquinas voadoras reais, autênticas maravilhas de engenharia para a altura. Em suma, da Vinci pegou no que aprendeu no teatro e trouxe-o para a arte e para a engenharia."

Entre 2013 e 2015, a FOX exibiu uma série televisiva com três temporadas — Da Vinci’s Demons — que conta a vida de Leonardo aos 25 anos em Florença. A série retrata os constrangimentos da sua juventude numa cidade italiana na época renascentista, onde o catolicismo fervilhava e as ideias de da Vinci gritavam para sair do ateliê. 

A pintura que atrai mais visitantes ao Louvre é da sua autoria — Gioconda, mais conhecida como Mona Lisa — e a relação do museu com a obra do pintor é de grande proximidade. Apenas em 2018, o Louvre registou 10 milhões de visitas e é considerado o museu mais visitado do mundo. 

"Rapariga lavando os pés a uma criança" de Leonardo da Vinci,  disponível no site Porto.

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Juan Di Nella via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.