fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Conferência “Navegar é preciso”

Encontros Para o Futuro, a conferência anual realizada pelos Estúdios Victor Córdon, tem como tema…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Encontros Para o Futuro, a conferência anual realizada pelos Estúdios Victor Córdon, tem como tema a internacionalização das artes performativas, com atenção particular à dança. Realizar-se-á nos dias 13 e 14 de Março, no Teatro Camões e nos Estúdios Victor Córdon.

Este projecto teve início em 2018 e "visa reunir artistas e diversos agentes culturais com o intuito de se conhecerem, debaterem e partilharem ideias e estratégias". "O que significa, hoje, trabalhar internacionalmente nas artes performativas? Que políticas e estratégias são relevantes num contexto de emergência de práticas artísticas transnacionais e pós-nacionais? Como pensar o mapa-múndi de um projeto artístico sem sucumbir à fórmula instrumental? Será que a emergência climática justifica uma reavaliação da colaboração artística internacional? Como olhamos para a mobilidade dos artistas e profissionais da cultura: como um direito ou um privilégio
Ocidental? Que papel têm as redes de programação e os festivais num mundo persistentemente desigual? O que há para fazermos — artistas, produtores, programadores, responsáveis políticos?", lê-se no comunicado de imprensa.

Para esta conferência, intitulada Navegar é preciso? Sentidos para a internacionalização da dança, os Estúdios Victor Córdon, contam com gestora cultural Vânia Rodrigues como curadora, responsável pela programação dos temas e dos convidados. Entre estes, encontra-se Américo Rodrigues, António Caldeira Pires, Mário Carneiro, Cristina Farinha, Ben Twist, Cristina Planas Leitão, Elisabete Paiva, Francisco Camacho, João dos Santos Martins, Rui Torrinha, Maria João Garcia e Liliana Coutinho. Joris Janssens, especialista e investigador na área da internacionalização das artes performativas, está encarregue da sessão de abertura, que se realizará no Teatro Camões e será procedida pelo espectáculo Dançar em Tempo de Guerra apresentado pela Companhia Nacional de Bailado (CNB).

Sabe mais aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Fotografia cedida pela assessoria de imprensa dos Estúdios Victor Córdon

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0