Na 5ª edição do EXIB Música – Expo Ibero-americana de Música, que decorreu pela primeira vez na cidade de Setúbal, entre os dias 13 e 15 de junho, o cantautor português Zeca Afonso (1929-1987) e a cantora argentina Mercedes Sosa (1935-2009) foram as duas personalidades homenageadas com o Prémio EXIB para a Música Ibero-americana.

A par desta nova distinção, foi entregue uma Menção Especial Diversidade a Manuel Obregón, pianista, compositor e figura incontornável da cultura costa-riquense, autor de mais de 20 álbuns a solo e colaborador com muitos outros artistas da cultura latino americana.

Além desta, foi ainda entregue a Menção Especial Compromisso a Benjamim Taubkin, pianista, compositor e produtor musical brasileiro que para a organização apresenta “um percurso único que passa por participações a solo ou com outros artistas de renome, tendo estado presente como instrumentista e produtor em mais de 130 discos, e tendo dirigido cerca de 500 concertos”.

No passado domingo, dia 15, a organização atribuiu ainda, em colaboração com a REDPEM (Red de Periodistas Musicales de Iberoamérica), o Prémio Impulso ao projeto de folk português Seiva e finalmente, o Prémio Artista do Ano, ao conjunto venezuelano C4 Trio, pela sua prestação musical durante os últimos dois anos.

A cerimónia da entrega de prémios decorreu este passado domingo, dia 15 de junho, tendo encerrado mais uma edição do EXIB Música, que se realizou pela terceira vez em Portugal.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de EXIB Música

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.