Estreou no passado dia 20 de dezembro na RTP Play a série 5Starz, pensada e realizada por Justin Amorim. É um resultado audiovisual de uma leitura dos tempos que vivemos, com as angústias e anseios da geração Z. 

Foi no momento em que uma entrega de pizza na casa do antigo primeiro ministro José Sócrates aconteceu em direto que Justin Amorim, o realizador de 28 anos nascido no Canadá, percebeu que queria criar aquilo que viria a ser 5Starz. Pelo nome, percebemos que os estafetas serão personagens centrais nesta narrativa.

As histórias dos estafetas na ficção são baseadas em histórias da vida real.  O elenco conta com nomes como Nurb, Gonçalo Cabral, India Branquinho, Mia Fernandes e Bruna de Magalhães. Nem todos os atores são profissionais, mas grande parte dos rostos são conhecidos sobretudo entre a geração Z, mesmo que de contextos que não a representação.

Em cada um dos seis episódios, os espectadores acompanham a história de cada uma das personagens principais. Nas narrativas individuais há traços comum a uma geração que entrou no mundo do trabalho tendo na precariedade uma inevitabilidade mas que, ao mesmo tempo, não quer resignar-se. 

A série 5Starz resulta de um dos projetos vencedores do concurso de conteúdos da RTP Lab e contou com a consultoria de Nuno Markl. Produzida pela Promenade, foi apresentada em público no passado dia 10 de dezembro na Comic Con Portugal

Still de 5Starz de Justin Amorim