De 19 a 28 de julho, Marvão recebe a 6.ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM). Durante o evento são esperados mais de 8 mil visitantes de todo o mundo e, cerca de 400 músicos, provenientes de mais de 20 países.

Neste festival que conta com o envolvimento de cinco municípios – Marvão, Portalegre, Castelo de Vide, Elvas e Valência de Alcântara, em Espanha – irão participar a Orquestra da Câmara de Israel, Plural Ensemble de Madrid, Teresa Salgueiro, Filipe Pinto-Ribeiro, entre outros.

Entre os vários destaques, a Gala de Abertura BPI “la Caixa” vai contar com a soprano Juliane Banse, o violoncelista Aurélien Pascal, o trompestista Felix Klieser e a Orquestra de Câmara de Colónia, com direção do maestro Christoph Poppen. O concerto Ageas batiza a primeira atuação da Orquestra de Câmara de Israel em Portugal. E o concerto Galp “Carmina Burana”, na cidade romana de Ammaia, marca a estreia do Coro do Festival de Marvão.

Na última edição, cerca de 7.500 visitantes assistiram aos 10 dias de programação nos concelhos de Marvão, Portalegre e Valencia de Alcântara (Espanha) e, pela primeira vez, também de Castelo de Vide. O festival registou uma participação recorde de artistas portugueses, entre os mais de 300 artistas de mais de 20 nacionalidades presentes.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Henk van Oosten via flickr

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.