Estão a decorrer as candidaturas para a 6ª Edição do "Cinema no Estendal", que transporta curtas-metragens e vídeos de autor para as ruas da cidade de Lisboa. A submissão dos trabalhos decorre até dia 15 de maio deste ano, através da plataforma FilmFreeway.

O "Cinema no Estendal" é um festival itinerante de curtas-metragens, produzido pelo Coletivo Pátio. Este festival reúne diversos tipos de projetos, de videoarte a documentários e ficções, filmes experimentais a telediscos. No terceiro ano do "Cinema no Estendal", a 6ª edição pretende continuar a "celebrar a vida de bairro e espalhar cinema por esses estendais fora".

5ª Edição do Cinema no Estendal no Jardim do Torel, em Lisboa - 2020

Na seleção oficial de curtas-metragens e vídeos da 5ªedição, em setembro de 2020, mais de uma dezena de trabalhos foram expostos nos estendais dos bairros lisboetas, reunindo público ao ar-livre "nestes tempos estranhos em que a cultura é o que nos une, e vai continuar a unir". Os trabalhos de autor exibidos na edição passada podem ser consultados aqui.

Este ano, na 6ª Edição do festival "Cinema no Estendal", os trabalhos candidatos devem ter até 20 minutos de duração, e todos os direitos para serem exibidos publicamente. As curtas-metragens, vídeos OR ou qualquer tipo de projeto de imagem, devem ser originais. A data do evento está prevista para o o início do verão, no mês de junho, com a projeção dos trabalhos nas paredes e estendais das ruas da cidade.

Texto de Ana Mendes
Fotografia disponível na FilmFreeway Cinema no Estendal

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.