fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

(IN)FUSÕES2021: um festival que celebra as várias expressões artísticas em Portugal

O (IN)FUSÕES é um projeto que comemora as diversas expressões artísticas de Portugal. Este ano,…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O (IN)FUSÕES é um projeto que comemora as diversas expressões artísticas de Portugal. Este ano, criou o festival (IN)FUSÕES2021, um evento online que decorre até maio, e conta com a ajuda do publico para saber quais os concorrentes favoritos desta segunda edição.

Desde o início do ano, o projeto (IN)FUSÕES lançou nas suas redes sociais e website, o festival (IN)FUSÕES2021, a segunda edição de um evento que desafia projetos portugueses na área da dança, música, artes visuais e outras atividades relacionadas com o mundo artístico, a partilhar o que de melhor se faz em Portugal, sendo um festival para "curiosos, gente fruto dessas mesmas infusões, gente com áreas e interesses diferentes, mas uma vontade em comum de conhecer e fazer mais", explica a produção do evento.

Fotografia cortesia de [IN]FUSÕES

"Olhamos para o coração deste evento e pensamos num chá de infusões. Plantas diferentes que se misturam numa água que dá um sabor único. Podemos fazer a analogia da água como sendo o local privilegiado para estas misturas acontecerem (Portugal) e as áreas artísticas, as ervas.", é assim que a produção do festival o descreve, contudo, devido à pandemia, o evento, que iria acontecer num formato presencial, optou por não parar e continuar a promover os projetos portugueses, mas no online. Em simultâneo, a produção quis aproveitar a plataforma onde decorre o festival e envolver o publico, pedindo que estes avaliem os seus projetos favoritos, já disponíveis no website, através de uma votação que decorre até ao final de abril. Em comunicado, a produção do festival, considera esta votação uma forma de conhecerem o publico que os segue, para que, na próxima edição física do festival, possam criar o melhor evento possível.

O (IN)FUSÕES é um projecto, "made in Portugal", que começou como um trabalho desenvolvido para o final de um curso na RESTART, criando, com o apoio da mesma, o seu primeiro festival, na associação cultural Anjos70, em 2019. O projeto caracteriza-se como, "uma festa de comemoração das diversas expressões artísticas de Portugal, dando prioridade à fusão da cultura portuguesa com influências de fora, mas promovendo sempre a oferta local".

A votação está disponível no website do [IN]Fusões, aqui, até ao final de abril.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia cortesia de [IN]FUSÕES

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0