Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Festival Encontros de Alvito quer conectar o Baixo Alentejo ao Mundo

Nos próximos dias 15 e 16 de outubro, o Clube da Natureza de Alvito vai…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Nos próximos dias 15 e 16 de outubro, o Clube da Natureza de Alvito vai apresentar a edição zero do Festival Encontros. A iniciativa anual leva até ao castelo, biblioteca e diversos espaços do centro histórico do Alvito, uma vasta programação que liga a arte, a ciência e a ecologia.

De acordo com a organização, o Festival Encontros de Alvito "é um espaço de experimentação, propostas culturais e pedagógicas, partindo do conhecimento ecológico e tradicional das comunidades, trabalhando numa rede de parceiros nacionais e internacionais com o propósito de discutir e criar novas formas de pensar, estar e viver neste território." A programação inclui conversas, concertos, circo contemporâneo, exposições, música, oficinas de vidro e de pão, dança, percussão, instalações e intervenções artísticas.

Na sexta-feira, dia 15 de outubro, a Rádio Miúdos, que tem Selma Uamusse como anfitriã, instala-se no coreto, com os jovens repórteres que vão receber e informar todos os visitantes numa emissão em direto e online com entrevistas e programação do festival. Também nesse dia será inaugurada a instalação "Amor à Oliveira" e acontece o peddy paper "Descoberta de Alvito".

Benjamim e Braima Galissá estão entre os vários artistas que vão atuar no sábado, dia 16, no Pátio e Jardim do Castelo. Nesse mesmo dia, haverá uma oficina de vidro, de percussão e outra de "Thinkyoga". Há ainda bailes, oficinas de dança, de pão, entre outras atividades, que acontecerão em vários espaços da vila do Alvito, durante todo o fim de semana.

A conversa "Ciência e Ecologia" vai juntar o agricultor e pesquisador Ernst Gotsch; José Tribolet, o professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do IST; Patrícia Vieira, investigadora FCT (Desenvolvimento) no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra no núcleo NHUMEP; e Rui Valente, porta-voz da Coopernico. Já Domingos Morais, membro do IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa); Fábio Delduque, artista visual, diretor de arte e produtor cultural; e a atriz brasileira Lucélia Santos compõem o painel da conversa "Comunidade, Sustentabilidade e Voluntariado". Ambas são moderadas por Guadalupe Portelinha.

O espetáculo do circo E-nxada, a sessão de cinema e conversa "Verde que mancha" ou a caminhada à capela de Santa Luzia sobre o património arquitetónico e natural são outros destaques da programação desta iniciativa anual que "nasce da necessidade de dinamizar, discutir e dar a conhecer o interior do país e tem como intenção a partilha, transmissão e fruição de práticas ecológicas sustentáveis, a par com a proteção de valores humanos essenciais a uma vida plena em comunidade".

Fotografia da cortesia da organização

Se queres ler mais notícias sobre a cultura, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0