Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

OS SENTIDOS DA MÚSICA COM WHALES

 Esta semana, a Ana Isabel Fernandes esteve à conversa com a banda Whales, uma das…

Texto de Margarida Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

 Esta semana, a Ana Isabel Fernandes esteve à conversa com a banda Whales, uma das mais recentes revelações da nova música de Leiria ;-)

Para se evocar um sentimento ou uma emoção através da música, o lado racional pode atrapalhar ou, pelo contrário, ajudar?

Nós temos duas perspectivas em relação a isso. Por um lado, há música que nos provoca sentimentos e emoções sem ser necessária uma abordagem mais racional em relação a essa música. A música pode tocar-nos pela sua simplicidade. Por outro, claro que há música incrível na qual meter alguns neurónios a funcionar faz todo o sentido e pode até ajudar-nos a evocar esses tais sentimentos.

Qual é ou quais são as músicas que fazem o teu corpo mexer?

Qualquer música de Daft Punk, Justice, Weval nos faz mexer.

E aquelas que te conduzem a um estado de espírito imediato?

Depende do estado de espírito. Há músicas para todo o tipo de estado de espírito. As que referimos na pergunta anterior consideramos que são músicas para momentos felizes e energéticos. Depois há músicas para momentos em que estamos com menos energia, mais mal-humorados, menos bem com a vida, etc. Por exemplo, os Sigur Ros que fazem efervescer sentimentos sombrios.

Achas que o facto da música ser invisível, não palpável, ajuda-a a ser mais intuitiva e, por conseguinte, ter uma outra relação com a nossa consciência?

Completamente. A música é como se fosse o nosso sexto sentido, capaz de comunicar perfeitamente com o nosso subconsciente. Tem a capacidade de se moldar a cada ser humano em milhões de formas diferentes. Se a música fosse algo palpável, as suas formas estavam delineadas e não havia forma de cada pessoa delineá-las da forma que bem entender. Tem que ser livre!!

Já te aconteceu pensares numa imagem, num ambiente específico ou espaços enquanto compões?

Em algo tão concreto pensamos que não. Existem sempre influências quando estamos a compor: sejam situações passadas, situações que imaginamos vir a acontecer no futuro, sons que se vão formando e estruturando na nossa cabeça e a pouco e pouco vão ganhando forma e saindo cá para fora. Existem mil e uma maneiras para se compor que influenciam todo esse processo. Qualquer uma é válida.

Se pudesses desenhar e pintar a tua música, como seria e que cores teria?

Não sabemos até que ponto conseguimos responder a essa pergunta. A música é todo um misto de emoções que variam, cada vez que é ouvida. Mesmo que se oiça a mesma música várias vezes seguidas, cada uma dessas vezes vai despertar algo diferente, por mais pequeno e “insignificante” que seja. Mas se tivermos de responder diríamos que o nosso objetivo é pintar com o máximo de cores possíveis.

Como é que imaginarias o sabor da música mais especial para ti? Doce, amargo, salgado como o mar, agridoce?

Quantos são os momentos especiais na vida de alguém? E para cada momento existe uma música especial, uma “banda sonora”. Acreditamos que para cada uma dessas músicas especiais esteja associado não apenas um sabor, mas um misto deles, assim como acontece com as nossas comidas preferidas.

Pensa no cheiro mais importante para ti, aquele que ficou na tua memória. Que música lhe associarias?

Cheiro mais importante? Talvez aqueles que nos levam às memórias mais queridas e mais uma vez, para cada memória existe uma “banda sonora” associada.

Achas que a música pode ser um bom veículo para fixar e guardar memórias?

Sim. A música que vamos ouvindo ao longo da vida são os pontos de referencia para determinadas alturas que se calhar se não fosse por ela esquecer-nos-íamos em que altura da vida tinham acontecido, ou mesmo que tinham acontecido.

Entrevista por Ana Isabel Fernandes

Foto por Hugo Domingues

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

19 Maio 2026

Leitura coletiva assinala, a 29 de maio, o lançamento da Revista Gerador 47

19 Maio 2026

O teatro palestiniano: ser ou não ser?

18 Maio 2026

Dulce Maria Cardoso abre o ciclo de conversas “O Livro Obrigatório”, na Amadora

15 Maio 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

12 Maio 2026

Isabela Figueiredo, João Tordo, Carla Chambel e Valério Romão no Festival Literário de Alcanena

12 Maio 2026

A real decadência europeia

11 Maio 2026

Mariana Alvim conduz clube de leitura ao vivo na Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Amadora 

10 Maio 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Maria Luís sobre o ensino superior

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

8 Maio 2026

File Not Found abre candidaturas para residência artística em arquivos culturais internacionais

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Maria Luís sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0