De 25 a 27 de março, a vila de Carregal do Sal, em Viseu, recebe o maior festival de viagens de Portugal: o Gap Year Summit 2022. Para além de reunir vários nomes do mundo das viagens, traz ainda temas como voluntariado, projetos sociais, sustentabilidade e inclusão.
"Mostrar aos/às participantes possíveis alternativas ao chamado percurso convencional e apelar a um modo de vida “mais” – mais informado e mais consciente – e sem amarras", é este o objetivo de cada ano de Gap Year Summit 2022, o festival que aumenta "o bichinho das viagens" a todos aqueles que sonham descobrir o mundo.
Este ano a Associação Gap Year Portugal faz dez anos e, por isso, o festival vai acontecer na vila que o viu nascer - Carregal do Sal. Em parceria com a Câmara Municipal de Carregal do Sal, o evento reunirá os maiores nomes do mundo das viagens, que decidiram parar, viajar pelo mundo, testemunhar realidades diferentes das suas, experimentar novos desafios e aprender mais e hoje são inspiração para quem quer saber mais sobre este mundo, como os All Aboard Family, a Diana Nicolau, o Pedro On the Road, o Filipe Morato Gomes ou o André Leonardo. Durante estes três dias existirão ainda workshops, palestras, testemunhos em primeira mão e live-acts distribuídos por vários locais da vila.
No dia 26, no Espaço (Re)Ação, All Aboard Family, partilham a sua experiência enquanto família viajante; Pedro On The Road apresenta o documentário "Insha'allah - Perdidos no Berço do Islão", onde documenta a sua aventura com Pedro Amorim (Follow the Sun Travel) e Mário Mouraz faz-nos pensar sobre o tema "Um Gap Year como acelerador de ideias". No Palco Principal, Diana Nicolau, Carlos Torres, Gonçalo Azevedo Silva & Tiago Marques, Marta Sá & Parceiros, Jorge Paiva & Zangão, Tita Sorte; Isabel Azevedo e Rita Pinto Coelho, partilham as suas experiências e questões sobre oportunidades e gap year. Ainda neste dia, Mário Grilo, All Aboard Family, Rita Azevedo Silva, Bernardo Silva e Carla Marques, juntam-se numa mesa redonda para nos questionar sobre "Porquê sair da caixa?"
No dia 27 de março é a vez de Bernardo Conde ocupar o Espaço (Re)Ação, seguindo-se Filipe Morato Gomes, para contar a história de "Como uma volta ao mundo mudou a minha vida", e ainda Bernardo Sebastião, que traz o impacto social a este espaço com "Paper Friends: um passaporte para o impacto social". Neste último dia, o palco principal volta a encher-se de partilha e muitas questões para fazer os mais novos pensar, com André Leonardo, Guilherme Arabolaza, Marta Sá, João Mendonça e ainda duas mesas redondas, uma com o tema "Voluntariado: sim ou não?", com Afonso Borga, Joana Pereira, Francisco Azevedo Silva, Carlos Xavier e Rita Pinto Coelho, e a outra com o tema "Lobo Scholarship: um trampolim da gap years [antigo concurso Gap Year Portugal]", com Carlos Torres, Tamara Brandão, Ana Rita Soares, Beatriz Pamplona & Pedro Spinola, Pedro Gonzaga & Simão Gonçalves e Rita Pinto Coelho.
Para que ninguém fique de fora, este ano há autocarros com saída em Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra, e o alojamento é gratuito. O bilhete para o evento tem o custo de 8€ (um dia) ou 10€ (dois dias) - "A vontade maior é que todos/as os/as participantes saiam desta experiência lançados neste mindset gap year".
Os bilhetes já estão à venda na página oficial onde também podem ser consultados todos os detalhes.

