A jornalista e pesquisadora Mwana Afrika apresenta Por Exemplo, uma série de livros de apoio escolar que pretende combater a "escassez de narrativas e memórias verídicas sobre África". A primeira obra da série, intitulada Por Exemplo - o que a História ainda não contou, será apresentada este sábado, 9 de abril, em Lisboa, no Hotel VIP Executive Picoas, às 15h30.
Súmula de "Mwana Afrika - Oficina Cultural" – magazine que a jornalista apresentou durante o período em que esteve ao serviço da RTP - África, em Lisboa, na Televisão Pública de Angola (TPA) e no Canal Trace Brasil –, esta obra dá continuidade ao esforço de divulgação da alma africana. Este primeiro livro da série reúne conteúdos resumidos em tópicos curiosos sobre África e que "são necessários" para o enriquecimento do conteúdo programático dos sistemas de ensino escolar", segundo o comunicado enviado às redações.
"A escassez de narrativas e memórias verídicas sobre África é fruto do grande mito colonial de que África teria apenas tradição oral e da desonestidade intelectual no ensino da História de África, ignorando o seu contributo para a dinâmica da civilização universal", é dito.
“Ao abrirmos este livro, Por Exemplo - o que a História ainda não contou, de Mwana Afrika, entramos num vasto repositório da cultura, ciência, etnografia, filosofia, artes, tradições e figuras históricas do continente-berço da humanidade e, tal como entramos, fechamos a última página, deslumbrados com tamanha profusão de informação compendiada numa pequena brochura”, escreve o escritor José Luís Mendonça, no prefácio.


Os valores arrecadados com a venda do livro, publicado pela Por Exemplo Publicações, serão canalizados para a impressão de mais cópias para distribuição gratuita nas várias escolas e bibliotecas por Angola. “Queremos que as empresas e outras instituições se juntem a nós, para juntos concretizarmos o plano de distribuição gratuita desta série de livros de grande impacto social, cultural e académico, podendo assim adicionar um pedaço importante ao puzzle do desenvolvimento africano”, declarou a autora.
A apresentação do livro, que acontece este sábado, contará com a presença de várias personalidades, entre diplomatas, académicos, figuras da cultura, entre outros, numa tarde de música, dança e kitutes africanos. O evento contará também com a presença do músico Bonga Kwenda, que, apaixonado pela cultura, educação e África, se tornou padrinho do projeto – que pretende publicar a segunda obra, sobre ensino das línguas de Angola, ainda este ano.