Galeria Energia é o primeiro projeto da nova direção artística da Galeria Municipal do Porto e consiste num programa regular de encontros públicos sobre arte, ciência, música e natureza. O programa tem uma frequência bimensal e conta com concertos, conferências, passeios e workshops.
A nova direção artística da Galeria Municipal do Porto, assumida no início deste ano por Filipa Ramos, criou a Galeria Energia para abordar temáticas sobre arte, ciência, música e natureza, através de concertos, conferências, passeios e workshops, num encontro entre artistas, cientistas, escritores, músicos e poetas.
Assumindo formatos diversos e ocupando espaços como bibliotecas, mercados, cinemas, estúdios de gravação, terrenos baldios e até jardins românticos, a Galeria Energia terá um ciclo inicial de um ano - até à Primavera de 2023 - e acontece com uma frequência bimensal. Este projeto que concebe a energia como uma entidade "que nos une, move e constitui enquanto seres vivos", articula-se em quatro linhas de ação: Concertos Comentados, onde artistas partilham as suas influências e referências estéticas e musicais; Ciência é Arte, que convida cientistas a sair do laboratório e a dialogar com o campo da produção cultural; Imaginários, onde será celebrada a importância dos imaginários para conceber o presente, desejar a mudança e inventar o futuro da sociedade; e Pastos e Pastos, com momentos de descoberta de caminhos entre a natureza e a cidade, guiados por artistas e botânicos interessados no diálogo entre a medicina, gastronomia e sustentabilidade.
O próximo evento é um Imaginários, a acontecer no dia 29 de abril, onde Teresa Castro, coloca o público a pensar sobre "Pensar com líquenes e ervas daninhas", no Auditório BMAG. Em maio, no dia 28, o percussionistaa e escultor de som, João Pais Filipe leva"Sun Oddle Quiet" (Concertos Comentados) à Arda Recorders. Junho conta com o duo Invernomuto (Simone Bertuzzi e Simone Trabucchi), no dia 19 de junho, para mais um Concertos comentados, na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, e ainda a escritora e académica de estudos afro-americanos Saidiya Hartman, no dia 22 de junho, no Auditório BMGA, para "A História Recontada" no Imaginários do mês. Julho começa com "Plantas Insubmissas" (Pastos e Pastos), no dia 9, pela A Recoletora (Maria Ruivo e Alexandre Delmar com Fernanda Botelho), reunindo botânicos, nutricionistas, chefs, artistas e designers no Mercado do Bolhão. Ainda em julho, no dia 22, a poeta, artista e investigadora Patricia Saragüeta, leva à Galeria da Biodiversidade do Centro Ciência Viva "A Amiga da Onça" (Ciência é Arte). No dia 30 de setembro, a Galeria Energia volta a invadir a Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, convidando a música eletrónica, produtora e artista Nkisi para "Gestos Invisíeis" ( Concertos comentados).
Os encontros são gratuitos e requerem o levantamento do bilhete até 15 minutos (máximo de dois por pessoa) antes do seu início no balcão da Galeria Municipal do Porto. No entanto, as reservas também podem ser feitas através do email:galeriamunicipal@agoraporto.pt