A associação Cultural Carpintarias de São Lázaro realizará um seminário, nas suas instalações, em Lisboa, nos dias 19 e 20 de maio. O debate consiste na reflexão sobre o aumento das residências artísticas em Portugal.
Nos dois dias, o debate é aberto ao público e conta com a participação de 12 especialistas, tais como curadores, programadores, jornalistas, professores e artistas. Abordam a tendência da última década do século XX, nomeadamente o grande aumento das residências artísticas a nível internacional e nacional.
Serão explorados quatro painéis com os seguintes temas: Os artistas viajantes portugueses: da viagem humanista à viagem cultural; Genealogias e antecedentes da Residência artística em Portugal; Criação artística, Património e valorização dos territórios; Perspetivas artivistas: colaboração, intervenção e mobilização.
Os painéis temáticos contam com a participação de vários oradores. Na comissão cientifica fazem parte, Laura castro (Professora assistente); Susana Gastal (Professora titular) e Fernando Rosa Dias (Professor Auxiliar).
Na comissão organizadora, colaboram os seguintes oradores: Ana Gago (Bolseira de Investigação); Bruna Lobo (Doutoranda em Artes) e Diogo Freitas da Costa (Bolseiro de Investigação).
A iniciativa privilegiou do apoio do Centro de Estudos e Investigações em Belas-Artes (CIEBA), Universidade de Lisboa, Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), Universidade Católica Portuguesa, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e Academia Gerador.
Poderás consultar mais informações, aqui.