O Festival Caminhos do Cinema Português está de volta de 5 a 19 de novembro. A 28.ª edição quer voltar a trazer a Coimbra o melhor que se faz no panorama cinematográfico nacional. Inscrições abertas até ao dia 31 de julho.
Em julho, os Caminhos do Cinema Português estão de volta a Coimbra para serem exatamente aquilo que o nome nos diz - a súmula dos diferentes caminhos que a cinematografia nacional percorre. "Não existe um só caminho", diz a organização do festival em comunicado lançado à imprensa, por isso, decidiram juntar os mais variados escalões etários e registos estílisticos de que a história do cinema nos pode contar, e mostrar o que há de novo no cinema de autor, cinema comercial, cinema para crianças e a vídeo arte.
A iniciativa, organizada pela Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, com co-organização do Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, quer ser uma oportunidade para juntar criadores e espectadores num único espaço de interação artística, um local onde se pode acompanhar, na primeira pessoa, a evolução da indústria cinematográfica nacional.
As quatro categorias para as quais os candidatos podem submeter os seus trabalhos até ao dia 31 de julho, são - Selecção Caminhos, Selecção Ensaios e Outros Olhares, e ainda nas Mostras Paralelas via FilmFreeway. A Selecção Caminhos é dedicada a toda a cinematografia nacional de produção e co-produção profissionais, consagrando nesta secção todos os géneros cinematográficos. A Selecção Ensaios reúne filmes produzidos em contexto académico ou de formação técnica e profissional. E a Seleção Outros Olhares representa um espaço reservado a outros olhares sobre a prática e o exercício cinematográfico. Nas Mostras Paralelas é reservado espaço à cinematográfica de expressão internacional, com foco na produção lusófona.
As incrições sãõ gratuitas até ao dia 31 de maio, sendo que os filmes seleccionados serão notificados via plataforma filmfreeway ou email, até 15 de Outubro. Mais informações, aqui.