Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Loures recebe festival de jazz em julho

De 8 a 10 de julho, Loures recebe a segunda edição do LouresJazz, um festival que volta a ser composto inteiramente por músicos portugueses.

Texto de Isabel Patrício

Fotografia de Bogomil Mihaylov via Unsplash

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Depois de uma primeira edição em plena pandemia, o LouresJazz está de regresso. Este ano, decorre entre 8 e 10 de julho, no Pavilhão Paz e Amizade, sendo o programa composto inteiramente por músicos portugueses, como Pedro Moreira Quinteto e Afonso Pais.

Na primeira noite, subirá ao palco o trio Sul, “que ainda este ano terá o seu disco de estreia”, explica a organização. Este trio é composto por Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano). “Estes três músicos, com grande actividade na cena musical portuguesa, trazem para o universo do jazz alguma da música feita em português, cruzando géneros e linguagens e fazendo da guitarra portuguesa mais um elemento de improvisação”, detalham os responsáveis do LouresJazz.

Já na segunda noite, será a vez de Afonso Pais subir ao palco, com um “ conjunto de temas cujas mensagens se revelam em forma de um mantra, como uma paisagem ou um retrato construídos sob vários feixes de luz, criando um todo irrepetível”. A acompanhar, estarão três vozes em coro (João Neves, Nazaré da Silva e Maria Luísa), bem como João Hasselberg (baixo) e João Pereira (bateria).

A terceira e última noite será a vez da apresentação de Pedro Moreira Quinteto. Em causa estão “músicos com forte identidade musical e de créditos no jazz português”, salienta a organização do LouresJazz, referindo que o concerto será composto por composições originais de Pedro Moreira.

Tudo somado, de 8 a 10 de julho, haverá três concertos no Pavilhão Paz e Amizade, sendo este festival organizado pela Câmara Municipal de Loures, com produção da Clave na Mão.

Em paralelo, estará também a decorrer um programa que inclui uma formação para músicos locais por César Cardoso e Pedro Nobre e que culminará com um concerto no último dia do festival. A isto somar-se-á ainda uma exposição de fotografias.

Por fim, a 2 de julho haverá “concertos de combos de alunos da escola lisboeta no Castelo de Pirescoxe”, às 19h30. Tal resulta de uma colaboração iniciada com o Hot Clube na primeira edição do LouresJazz, que tem agora continuidade.

A entrada nestes eventos é livre, mas está sujeita a lotação da sala.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Diogo Cândido sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0